Uma vez estagiário, sempre estagiário.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Para iniciantes: O que é a Ripple?

Escrito por with 16 comentários

O que é Ripple?


Ripple é o nome de uma moeda digital (XRP) e também da rede de pagamentos aberta onde esta moeda pode ser transferida. É um sistema de pagamento que está em beta e é totalmente distribuído e de código aberto. O maior objetivo do sistema da ripple é permitir que as pessoas quebrem as barreiras das redes financeiras, como por exemplo, bancos, cartões de créditos, paypal e outras instituições que restringem o acesso com altas taxas, custos e demora nos processos.

A Ripple possui uma taxa mínima de transação de 0,00001 XRP para utilizar a rede, e que deve ser paga em Ripple, o token nativo da rede. Esta taxa não vai para ninguém, ela simplesmente deixa de existir. Ter um custo associado a transação, faz com que não tenham ataques de inundação de transações. Pode-se transferir qualquer moeda para Ripple e vice versa, a ideia da moeda é ser tão líquida quanto possível.

O que a Ripple faz?


A empresa por de trás da Ripple mostra a necessidade do dinheiro fluir de maneira rápida e livre. A empresa abordou certa vez sobre a criação do dinheiro e sua transportabilidade, e aponta como é frustrante ter um agente no meio do caminho como um banco ou algo do tipo, que limita essa flexibilidade e fluidez do mesmo. A ideia é construir sobre a abordagem de moeda digital descentralizada definida pelo bitcoin e fazer "pelo dinheiro o que a internet fez para todas as outras formas de informação".

Como a rede da Ripple funcionaria como a internet, mas para transação de dinheiro?


Os sistemas de pagamento atualmente, funcionam como se fosse os e-mails do início dos anos 1980. Cada provedor construiu o seu próprio sistema para cada um de seus clientes, e elas não podiam interagir facilmente entre eles. A Ripple foi projetada para conectar diferentes sistemas de pagamentos juntos. A ideia é tirar o controle sobre o fluxo de dinheiro das grandes empresas, assim como elas perderam o controle de fluxo de informações com a internet.

A Ripple é igual ao Bitcoin?


Em algumas coisas, sim. Ambas são digitais, baseadas em fórmulas matemáticas, possuem número limitado, podem ser transferidas em pessoa pra pessoa sem a necessidade de um terceiro, e ambas oferecem segurança digital, mas elas também possuem algumas diferenças:



Isso significa que a Ripple é concorrente do Bitcoin?


A Ripple se posiciona não como um concorrente, mas sim como um complemento da Bitcoin. A rede Ripple foi projetada para permitir a transferência contínua de qualquer forma de moeda, seja dólares, euros, libras, ienes ou bitcoins. Ou seja, ela seria uma porta de entrada para as moedas digitais e as moedas fiduciárias.

Quais benefícios a Ripple traz para os usuários de Bitcoin?


Além de dar uma opção de conexão das moedas fiduciárias com as moedas digitais, a Ripple promete transações aceleradas e maior estabilidade. Como a rede é totalmente distribuída, ela não depende de uma única empresa para gerenciar e proteger os dados, como o Bitcoin. Outro ponto importante é a ausência de perda de depósitos que podem acontecer com outros meios de pagamento.

E ai? Tem alguma dúvida sobre a moeda? Deixe suas perguntas aqui nos comentários!

16 comentários:

  1. Faltou o principal! Como comprar ripple com segurança??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue comprar Ripple em qualquer um dos mercados abaixo:
      https://coinmarketcap.com/currencies/ripple/#markets

      Uta!

      Excluir
    2. Mas comprando lá, elas ficam armazenadas aonde? Num endereço privado meu? Ou na conta desse site? E se o site quebrar?

      Excluir
    3. Sim, por isso você adquire nessas exchanges e coloca em uma carteira digital sua.

      Uta!

      Excluir
  2. rippex.net é confiável??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o presente momento não vi ninguém comentando sobre problemas ocasionados pela plataforma.

      Uta!

      Excluir
  3. Meu camarada, você acha que essa moeda tem o mesmo potencial de valorização do BTC? Eu li que já existem quase mil moedas vituais no mercado, é verdade? O que ela tem que as outras não tem? E ficando a metade da moeda na custódia da empresa emissora, isso naõ dá poder a ela de influenciar o mercado e as cotações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma outra moeda, com ideias totalmente diferentes do Bitcoin. A ideia dela é se tornar um ambiente onde você tem contato com todas as moedas fiduciárias e também com as moedas digitais.

      Eu li que já existem quase mil moedas vituais no mercado, é verdade?
      Não, é mentira, são mais de 1.250 moedas.

      Uta!

      Excluir
    2. Então quer dizer que o Ripple é só um meio de pagamento? Onde está o potencial de valorização? Comprar ripple é como virar sócio da empresa emissora?

      Excluir
    3. É um meio de pagamento igual ao Bitcoin. A valorização é que ela é a porta de conversa entre moedas fiduciárias e moedas digitais.

      O potencial é que ela tem a ideia de ser totalmente de acordo com as leis de todos os países.

      Não, você compra um meio de pagamento igual ao bitcoin.

      Excluir
  4. Fala Estagiário! Quanto tempo!
    Acho essa bem interessante e com potencial, principalmente por não depende de mineradores - que por sua vez dependem de custos com eletricidade - e por não ser moeda de criminosos. Acredito que Bitcoin é tipo um Orkut, ou seja, uma hora vai acabar pagando o preço do pioneirismo. Pensando em adquirir 5k de XRP aqui e seu post foi muito útil para mim!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Troll,

      Cara, tem outras moedas que não precisam necessariamente de eletricidade, que são as moedas POS e não as POW. Dá uma olhada por exemplo na NEO, BLK, DASH, e a nova mudança na Ethereum.

      Ela é uma boa moeda para quem curte o modelo atual de moeda fiduciária e regulamentações.

      Uta!

      Excluir
  5. App "Blockchain". (sou iniciante)

    No App Blockchain, na primeira tela onde deve-se digitar o pin, exatamente abaixo há a opção "deslize para receber".
    Contudo, já dentro do app quando clicamos na opção "solicitar" aparece outra carteira. Qual a diferença entre elas?

    *parabéns pelo blog....gosto muito.

    Valeu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São números totalmente diferente....

      vlw

      Excluir
  6. Muito bom o artigo estagiário. Abraços.

    ResponderExcluir