Uma vez estagiário, sempre estagiário.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

O motivo pelo qual comecei a investir em moedas digitais

Escrito por with 16 comentários
Com meus vinte anos comecei a investir na bolsa brasileira. Fiz uma pausa após ir para a intercâmbio e depois que voltei, foquei totalmente a minha atenção nas moedas digitais.

A pergunta principal é por quê?

Vamos então a alguns dos motivos.

Liberdade

Odeio das satisfação do quanto ganho ou deixo de ganhar para o fisco e também, se algo acontecer no Brasil, quero a liquidez de ter o meu dinheiro de maneira rápida em qualquer lugar do mundo. Com as moedas digitais tenho a liberdade de conseguir liquidez em qualquer país, sem riscos de congelamento de conta ou problemas que podem ser causados pelos banco centrais de qualquer país.

Nova Tecnologia com Altos Potenciais

Quando uma tecnologia é muito nova, ou muito revolucionária, ela tende a ser menosprezada. Porém, quando as pessoas quebram o paradigma e ela começa a emergir e a tomar grandes proporções, ela começa a ser utilizada e sair do anonimato. A partir do momento que ela se torna largamente utilizada, seu valor explode e dai começa a procura desenfreada pela mesma. É o que está acontecendo ultimamente com as moedas digitais.Em junho de 2013 o valor das moedas digitais eram, somadas, 1,3 bilhões de dólares, em junho do ano passado, o valor passou para mais de 10 bilhões de dólares e agora alcançou a marca de 100 bilhões.

Diversas empresas de dezenas de segmentos estão utilizando as moedas digitais para centenas de fins diferentes, alguns para agilizar transferências bancárias entre países, outras, para criarem uma rede de contratos inteligentes, outras ainda, para criar um grande sistema de base de dados descentralizados para armazenamento de qualquer coisa digital.

Velocidade

Em questão de alguns cliques, posso comprar ou até mesmo transferir dinheiro da minha conta para outra pessoa em qualquer lugar do mundo, e em pouco mais de alguns minutos, este dinheiro estar nas mãos delas. Sem burocracia, sem nenhuma regulamentação e sem crise. Posso encriptar minha carteira, colocar em meu celular, email ou até mesmo um pendrive, ir para qualquer lugar do mundo, baixar a carteira e configurá-la para ter acesso ao meu dinheiro, de maneira simples e rápida.

Hoje, existem casas de câmbio em quase todas as moedas fiduciárias existentes que trocam as moedas digitais por dinheiro. Além disso, se quiser ficar no anonimato, basta simplesmente trocar entre pessoas, evitando a relação entre o seu CPF com a carteira da moeda digital.

Em Resumo...

Sou um entusiasta com novas tecnologias e encontrei nas moedas digitais o melhor dos dois mundos, um lugar para poder investir com altos potenciais e que me deixe excitado por ser algo novo e uma tecnologia que está engatinhando e que será o motivo de uma grande mudança talvez, nas próximas décadas.

Uta!

16 comentários:

  1. Bom dia Estagiário, qual é sua carteira de moedas digitais? Estou estudando sobre o ETH e gostei muito da ideia proposta! Recomendaria tirar posição de CDB/LCI e mover para estas moedas?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carteira digital que estou usando é a CoinBR e a MyEthWallet.
      Não recomendo trocar nenhum investimento para outro, apenas alerto que moedas digitais é como trabalhar com câmbio, os riscos e lucros são bem mais altos.

      Uta!

      Excluir
    2. Investir no LP em alguma cripto não é uma ideia viável? Acredito muito que o Ethereum vai se concretizar no nosso dia a dia.

      Excluir
    3. Eu invisto em algumas, mas um valor pequeno até.
      Eu não invisto na Ethereum, por conta do modelo de inflação deles.

      Uta!

      Excluir
  2. Estag, me fala mais sobre a inflação da ETH.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enriquecendo,

      The question is What is Ethereum's inflation rate? , but I'm assuming and answering the question What is the issuance rate of Ether.

      The short answer

      In 2017 the issuance rate of Ether is 14.75%.

      Excluir
  3. Opa estagiario.

    Se n for pela exchange como eh q compro bitcoin? nao conheço ninguem q tenha. E alias, mineirar n eh mais viavel....vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande um email para o oblogdoestagiario@gmail.com que eu te dou mais informações ;)

      Uta!

      Excluir
  4. Estagiário,

    Como tá a porcentagem de moedas digitais na sua carteira de investimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BPM,

      Aproximadamente 10% e subindo.

      Uta!

      Excluir
  5. Olá estagiário, legal seu blog. O conteúdo é interessante.

    Se você não se importar eu gostaria de tirar algumas dúvidas. Só que, ao invés de ficar mandando uma a uma eu irei mandar de uma vez só...ok? Espero que não seja incomodo. E talvez seja dúvida de outros leitores também. No que diz respeito a "BitCoin".:

    1. paga-se taxas ao transferir de exchange pra exchange?

    2. paga-se taxas ao transferir de carteira pra carteira?

    3. paga-se taxas ao transferir de carteira pra exchange?

    4. paga-se taxas ao transferir de exchange para carteira?

    5. eu estava achando que quando usava-se a carteira no celular ela nao tinha
    nenhum vinculo com o site mas, sim, ela tem nao é mesmo? Pode-se usar tanto a
    carteira no celular quanto o site (EX.: Blockchain, Xapo, ...) para fazer transferências. Se puder me esclarecer mais sobre isso eu fico grato.

    6. em posse da chave privada (tanto aquele nr enorme ou aquelas 12 palavras) eu posso ter acesso aos bitcoins em qualquer carteira? Por exemplo, se eu uso a carteira Blockchain hoje, amanha eu resolvo apaga-la e, daqui algumas semanas eu resolvo usar outra carteira (Xapo, MyCelium, Electrum, Breadwallet e etc) isso é possível??


    Grato pela atenção.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Vamos lá!

      1. Sim, uma taxa específica de cada exchange. Normalmente varia de 0.0004 a 0.0010 BTC.

      2. Sim, a taxa é menor, e chamamos essa taxa de TAXA DA REDE. Se você precisa que ela seja processada rápido, a taxa é maior, se a taxa for menor, normalmente ela poderá demorar mais tempo.

      3. Sim, a taxa da rede.

      4. Sim, a taxa da exchange.

      5. Sim, somente carteiras desktop não tem nenhuma relação com nenhum sistema. Sim, você pode ter N carteiras, e pode enviar BTC entre elas, pagando a taxa de transação do site ou da rede, salvo exceções de smart wallets que não cobram taxas, como é o caso da COINBR por exemplo.

      6. Não, cada carteira de website tem sua chave privada daquele site, somente carteiras desktop que você pode apagar a sua carteira, fazer um backup do arquivo wallet.dat, colocar em uma USB, ir para outro computador, copiar sua wallet.dat, para o computador e fazer o acesso por lá juntamente com sua chave privada.

      Uta!

      Excluir
    2. Putz que da hora...ja respondeu.
      Se todos fossem assim...principalmente nos grupos sobre bitcoin no Facebook.

      Muuuito obrigado
      Abs.

      Excluir
    3. Anônimo,

      Quer uma dica? Não tome como base nenhum grupo de Facebook. Recomendação de quem está no ramo faz 2 anos.

      UTa!

      Excluir
    4. Desculpem me intrometer na conversa mas, se tem uma coisa que "SEMPRE" leio (nunca tentei) é que em posse da chave privada qlqr um pode transferir bitcoins entao, a resposta a pergunta "6" está certa mesmo?

      Pelo q eu aprendi eh q com a chave privada gera-se a chave publica e a partir dai pode-se transferir bitcoin pra qlqr carteira usando qlqr carteira tb.

      Houve um caso onde um cara q sem querer deixou a chave privada dele exposta em um video e o bitcoin dele sumiu depois kkkkk

      Como eh q o cara q roubou fez entao, ele foi testando a chave publica carteira por carteira ate funcionar?

      Só to questionado pq tb entrei nessa de bitcoin faz pouco tempo e aprendi(achava isso kk) q dava pra transferir bitcoin de qlqr carteira pra qlqr apenas com a chave privada....vlw

      Excluir
    5. OK, vamos lá.

      Se eu tiver a sua chave privada e o seu endereço da carteira... Sim é possível. Porém, quando você cria uma carteira em qualquer aplicativo, QUE NÃO SEJA O APLICATIVO CARTEIRA BITCOIN DO DESKTOP, na verdade você não ganha uma chave privada, e sim, um login e senha para o aplicativo.

      Mas não é a mesma coisa?

      Não. Imagine assim...
      Você tem uma conta no banco Itaú. A sua conta é 123 e sua senha é 456. Porém, a senha 456 é para o banco saber que você é o dono da senha 123, porém, no sistema a senha é AMA8SDF49SDF84. Ou seja, mesmo que se você quiser acessar o sistema (no caso a blockchain) e tentar por você mesmo transferir o seu dinheiro, você não irá conseguir, haja visto que a sua senha ou chave privada, como deseja chamar, é 456, é PARA O APLICATIVO OU SISTEMA E NÃO PARA A SUA CARTEIRA, COMO É O CASO DA CARTEIRA DESKTOP.

      Uta!

      Excluir