Uma vez estagiário, sempre estagiário.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

O ataque ransomware e a relação com Bitcoins

Escrito por with Sem comentários
Nas últimas semanas têm-se falado muito do ataque ransomware que se espalhou pela internet.

Duvido que ninguém tenha tido ciência sobre a notícia, mas, para contextualizar...

O ataque hacker aconteceu em todos os países, onde um vírus ransomware, vírus que encripta seus dados e só devolve os mesmos depois que pagar um resgate, onde diversos computadores foram infectados. Para que seus dados voltem ao normal, era necessário o pagamento de um determinado valor de resgate, utilizando como meio de pagamento a moeda digital, Bitcoin!

Mas por que eles estavam querendo o pagamento em Bitcoins? Simples! A moeda preserva o anonimato e hoje, muitas pessoas conseguem transformar moedas fiduciárias nacionais em moedas digitais através das exchanges existentes. Como existe esta facilidade da moeda ser aceita mundialmente, é comum que haja ataques pedindo dinheiro em moedas digitais.

Até o presente momento cinquenta mil dólares foram pagos aos criminosos para que houvesse o resgate dos dados.

Mas como isso é possível, sendo que com os Bitcoins você preserva seu anonimato?

Os Bitcoins preservam seu anonimato, pois não vinculam o seu CPF ou qualquer outro documento de identidade na sua carteira, como por exemplo, um banco ou uma casa de câmbio, mas os Bitcoins na sua carteira podem ser rastreados desde a sua mineração até o momento atual, por isso é possível saber o valor pago aos hackers.

Ah, então é só as autoridades ficarem de olho nas carteiras.

Não é bem assim. Existem sites como o coinmixer que pega os Bitcoins de diversas carteiras de diversas pessoas, e fica transacionando milhares de vezes entre carteiras a fim de se lavar o dinheiro. Ou seja, eles transacionam seus Bitcoins em várias carteiras diferentes dando a você o valor final em outra carteira qualquer. De maneira geral, você coloca no sistema a quantidade de criptomoeda e uma carteira limpa, que será enviado o valor entretanto, de outras milhares de carteiras diferentes.

As moedas digitais são ótimas quando utilizadas para o bem. Elas não devem alterar o seu modelo porque alguém as utiliza de maneira ilícita, isso seria como proibir os carros porque tem gente que se acidenta bêbado. Apesar disso, dar um marketing negativo as criptomoedas, lembre-se... Elas serão o futuro da economia globalizada.

Uta!

0 comentários:

Postar um comentário