Uma vez estagiário, sempre estagiário.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Bitcoins 101

Escrito por with 9 comentários

Sei que fiquei bastante tempo fora, e que por muitas vezes escrevi algumas coisas que não era relacionado a financeiras e economia, mas o importante é que o blog está de volta e dessa vez, veio pra ficar.

Vamos falar hoje sobre algo que está muito na mídia e que cada vez mais está tomando conta do mundo financeiro. Iremos falar de Bitcoins!

Mas o que é bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital, que possui uma ideologia de descentralização, isso significa que ela não está centralizada em um servidor ou empresa, mas sim espalhada em sua rede, chamada blockchain. A blockchain nada mais é que a rede na qual trafega os bitcoins.

A rede nada mais é que um local onde se consegue encontrar o fluxo de bitcoins, como se fosse o caixa da empresa, onde se anota todas as entradas e saídas de dinheiro. Esta rede é subdivida em pequenos blocos, que são processados por computadores localizados em todo globo. Dá-se o nome de mineradores, os computadores que ficam processando os dados da blockchain.

E como se utiliza os bitcoins?

Para se utilizar os bitcoins você precisa de três coisas:
  1. Uma carteira de bitcoins
  2. O endereço da carteira onde você quer mandar os bitcoins
  3. Bitcoins (dã)
Para se obter uma carteira, basta você fazer uma conta de uma carteira na internet ou baixar qualquer um dos programas referentes a carteiras de bitcoins no seu computador. Quando feito a carteira, você terá o endereço dela - a carteira bitcoin nada mais é que um hash de 32 caracteres, de maneira simplificada é um monte de números e letras no tamanho de 32 letras/números -, onde você poderá enviar este endereço para qualquer pessoa para que ela possa enviar para você bitcoins. Seria como se você tivesse dado a pessoa o número da sua agência e conta do banco.

Após você ter alguns bitcoins em sua conta, você pode enviar eles para outra pessoa. Para isso você deve pedir a pessoa o hash - normalmente as pessoas mandam o QRCode da carteira - da carteira que será enviado os bitcoins e após isso, você simplesmente coloca a quantidade e envia o valor para a outra pessoa.

Quando você faz o envio, esta transação é incluída na blockchain e será processada após um determinado tempo - normalmente entre dez minutos a quatro horas - pelos mineradores. Estes mineradores irão processar esta transação e depois disso, a pessoa irá receber na carteira dela a quantidade de bitcoins.

Como eu consigo ganhar bitcoins?

Existem três jeitos de ganhar bitcoins:

  1. Vendendo algo e aceitando o pagamento via Bitcoins
  2. Ganhar bitcoins de alguém
  3. Minerar bitcoins
Os dois primeiros, são óbvios, agora como eu ganharia bitcoins minerando? Quando você minera bitcoins, a rede automaticamente lhe remunera pelo bloco na qual você processou, assim existe um motivo pelo qual as pessoas deixam seus computadores ligados o dia inteiro minerando, afinal, elas conseguem ganhar dinheiro apenas deixando o seu computador ligado, minerando.

Entretanto, para se minerar uma quantidade considerável, é necessário ter uma máquina feita com este objetivo.

Quer mais informações, ou tem alguma dúvida? Pergunte nos comentários!

9 comentários:

  1. Pra mim, parece compra de vento. Tem lastro em quê? Você compra o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você não está comprando vento quando você tem moedas não lastreadas como real ou dólar?
      O lastro não é uma necessidade teórica para uma moeda, apenas serve como restrição a práticas imprudentes de banqueiros e inflacionistas.
      O que garante o valor do Bitcoin é a sua provisão máxima de 21 milhões de unidades, nem um a mais ou a menos. Isso significa que, só existirão essa quantidade de dinheiro máxima, impossibilitando a presença de outra unidade ocasionando assim, qualquer eventualidade de inflação.
      Vale lembrar também que é irracional pedir para que uma moeda totalmente digital tenha lastro em algo que é físico, afinal, se há lastro físico, ela não é 100% digital.

      Uta!

      Excluir
    2. Se não há lastro físico, não precisa existir.
      Uta!

      Excluir
    3. Então partindo deste princípio, por que precisamos do Real e Dólar por exemplo?
      Não precisa existir também. ;)

      Uta!

      Excluir
    4. pq com eles pelo menos dá pra comprar um pastel e matar a fome. e com bitcoin?

      Excluir
    5. Então a questão não é ter lastro ou não, a questão é que você sabe que um outras pessoas usam e a outra moeda não.
      Sobre o que posso fazer com bitcoin?
      Além de pagar qualquer conta de boleto com bitcoins, posso transferir dinheiro para outra pessoa em qualquer lugar do mundo em questão de uma hora, coisa que você não consegue fazer com uma moeda como o real, por exemplo, que demoraria no mínimo 48 horas com um Swift por exemplo.
      Uta!

      Excluir
  2. Tenho uma dúvida quanto à mineiração, sabe me dizer quanto eu ganharia se investisse 200 GH/s na HashFlare?

    ResponderExcluir