Uma vez estagiário, sempre estagiário.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Quanto custa o seu orgulho?

Escrito por with 1 comentário
Orgulho sempre será a maior distância
entre duas pessoas
-Kushandwizdom
Orgulho. Aquilo que nos faz sentir bem consigo mesmo, e que ao mesmo tempo é capaz de nos fazer a pessoa mais solitária do universo. Podemos ser uma pessoa rodeada de amigos, mas que é sozinha por não conseguir controlar o tamanho do seu orgulho. Aquele sentimento que nos faz ficar calado em momentos que deveríamos falar, e aquilo que batemos no peito e dizemos, sou assim e me ORGULHO disso.

A sua própria definição no dicionário mostra o céu e o inferno que é este sentimento. De um lado, o orgulho, aquele sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, e com a própria honra. Do outro, o orgulho, o sentimento egoísta, que tem admiração pelo mérito, um excesso de amor próprio, que chega a arrogância e a soberba. O céu e o inferno explicados de maneira simples e didática.

Durante toda a minha vida, convivi com pessoas de diversos níveis de orgulho, ou como gosto de falar, com pessoas que tinham diversos valores para seu orgulho. Existem aquelas que colocam o preço igual a de uma banana, chega a ser estranho ver uma pessoa que não possui orgulho de si própria. Pessoas que não batem no peito e dizem, eu me orgulho disso que consegui em minha vida. Para elas, não existe um valor ou significado todas as coisas conquistadas na vida. São pessoas que gosto de dizer que são arroz japonês, sem sal e sem açúcar. Outras dão aquele valor comedido as coisas, mas que ao meu ver conseguem errar onde colocam este valor. Vocês já devem ter visto. São aquelas pessoas que se dizem orgulhosas por nascerem brasileiras, negras, brancas, com descendência de alemães, italianos, ou qualquer outra nacionalidade. São pessoas que tem o orgulho de bater no peito e dizer que são gratas pela sua escolha sexual, como se tudo isso fosse uma conquista muito grande para elas. Nunca consegui compreender isso, afinal, acho estranho você ter orgulho de algo que você não lutou para conseguir, mas nasceu assim. Gosto de fazer uma analogia com o acertar o tempero da comida, mas jogando metade dele no fogão e a outra metade na panela. Existem aquelas também que dizem que seu orgulho é do mesmo valor que a mansão mais cara de Beverly Hills, afinal elas são felizes do jeito que elas são e é por isso que são orgulhosas - ou seria o contrário? - São aquelas pessoas que em momentos de dizer desculpas, preferem mostrar que estão certas e quem deve desculpas não são elas, e sim você. São pessoas que preferem virar a cara pra você e ficar sem falar por dias, meses ou até anos, somente pelo simples fato de acharem que estão certas. E como tudo nessa vida, quem é muito sal e muito açúcar, também faz mal.

É melhor perder o orgulho para quem se ama,
do que perder quem se ama por conta do orgulho.
O valor do seu orgulho é algo que pode definir a sua felicidade quando está rodeado de outras pessoas, seja amigos, família ou companheiro(a). Quando nosso valor é baixíssimo para o nosso orgulho, vivemos em função da outra pessoa, deixando assim de viver a nossa própria vida. Do outro lado, quando o valor do nosso orgulho é altíssimo, normalmente temos um tempo de validade para com as pessoas que nos cercam por muito tempo, afinal, poucas são as pessoas que conseguem ficar próximas por muito tempo de pessoas orgulhosas, pois o orgulho afasta as pessoas, quer queiramos ou não.

Assim como tudo na vida, devemos encontrar um equilíbrio. Escolher estar certo ao invés de evitar uma briga, ou deixar de lado tudo o que queremos para viver o que a outra pessoa quer, normalmente é um exemplo de que estamos colocando muito ou pouco valor em nosso orgulho, portanto devemos ficar sempre em alerta.

Perdoar alguém pode custar o seu orgulho,
mas não perdoar esta pessoa poderá te custar
a liberdade.
-Charles F. Glassman
Para concluir, devemos sempre fazer uma auto análise e verificar se realmente estamos dando o valor devido ao nosso orgulho e colocando o valor nos locais corretos. Ninguém merece uma pessoa orgulhosa ao nosso lado, como também ninguém merece uma pessoa que não possui orgulho nenhum.

Uta!