Uma vez estagiário, sempre estagiário.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Comentários do Livro A Startup de $100

Escrito por with Sem comentários
Chris Guillebeau é um escritor, empresário e viajante apaixonado. Ele escreveu este livro após compilar diversos dados de microempresários que largaram seus empregos ou não, que foram despedidos ou não, para abrirem suas próprias empresas depois de muito estudarem sobre o mercado, ou não.

O livro conta com diversos exemplos de casos e é impossível você não se identificar com algum deles. Pessoas que foram despedidas, largaram o emprego, diminuíram o tempo de trabalho, criaram algo na internet, venderam algo pela internet, iniciaram blogs, vlogs, ou até mesmo um mercadinho, negócio de moda ou qualquer outra empresa física. É no mínimo inspirador ver como pessoas começaram seus negócios muitas vezes com menos de cem dólares no bolso, ou ainda, com um pouco de dinheiro e hoje podem trabalhar tranquilamente em seus negócios, viajando pelo mundo, mudando de países, ou ainda fixos em algum lugar, mas com uma liberdade que nunca imaginaram ter.

No final de cada capítulo ele coloca os principais insights, o que ajuda você a fixar ainda mais cada ideia que o autor quer passar. Vou deixar aqui alguns que achei excelentes:

  1. Para se abrir um negócio você precisa de apenas três fatores: um produto ou serviço, um grupo de pessoas disposta a pagar por ele, e um jeito de ser pago. Todo o resto é opcional.
  2. Muitos dos projetos começaram por um processo de transformação de habilidades, portanto se você for muito bom em algo, com certeza será bom em outra coisa também.
  3. A chave para conseguir abrir o seu micro negócio é combinar paixão e habilidade com algo que as pessoas consideram útil
  4. Para que o negócio tenha êxito você precisa criar valor
  5. Quando você conseguir promover mais benefícios essenciais mais fácil será lucrar com sua ideia, isso significa que você deve vender benefícios e não recursos ou características. Benefícios são emocionais, muito mais importantes que características físicas
  6. As pessoas querem aumentar alguns pontos na vida delas como dinheiro, amor, atenção e prazer, além de diminuir outras como estresse, ansiedade e dívidas. Acrescente alguns desses fatores e diminua outros e prepara-se para ser bem pago por isso
  7. Existem diversos micro empreendedores que são nômades, ou seja, possuem liberdade geográfica, entretanto pergunte-se se realmente é isso que você gostaria
  8. Conheça o seu público, mas não somente em termos de características como raça, idade e sexo, mas também em outros termos, como crenças, valores em comum, etc.
  9.  É possível seguir o modismo dando as pessoas mais do que elas esperam e simplificando algum elemento do processo
  10. Foque na ação não no planejamento. Muitas pessoas planejam demais e nunca conseguem fazer com que sua ideia saída do papel, portanto tome uma atitude e planeje conforme avança
  11. Você não sabe como a primeira venda pode ser um grande motivador
  12. Para evitar complicações, tente explicar seu negócio no Twitter, usando apenas 140 caracteres
  13. Foque sempre no benefício que os seus clientes terão diretamente com seu produto ou serviço
  14. O que as pessoas querem nem sempre são o que elas dizem, cuidado com isso
  15. Objeções, mate-as antes de mostrar a oferta
  16. Lembre-se, a diferença entre uma boa oferta e uma excelente oferta é o senso de urgência
  17. Dedique-se 50% à criação e 50% à conexão. Lembre-se um excelente produto mas que tenha poucas pessoas sabendo dele perde para um bom produto que grande parte da população conhece
  18. Hobby e negocio são diferentes, no negócio sua meta principal sempre será ganhar dinheiro
  19. Um negócio tem uma grande possibilidade de ter sucesso quando você poder ser pago mais de uma vez
  20. Avançar aumentando a receita normalmente é mais fácil do que iniciar um novo negócio
  21. Parcerias meticulosamente selecionadas podem criar alavancagens muito mais fortes do que qualquer outro método
  22. Nem sempre é interessante expandir seu negócio, lembre-se dos seus objetivos sempre
  23. A maior lição que você deve retirar do livro é, não desperdice o seu tempo vivendo a vida de outra pessoa

O livro mostra que, não é tão complicado quanto parece você abrir seu próprio micro negócio e seguir em frente a sua vida, muito pelo contrário, é muito mais simples do que aparenta. O que mais me chamou a atenção foram os estudos de caso, onde pessoas perderam o emprego ou sucessões de coisas ruins fizeram com que elas tivessem que encontrar um jeito para se virar, sendo aquela a única saída. Outros aliaram o micro negócio com o atual trabalho, não necessitando deixa-lo de lado, além dos outros que só pediram demissão após terem uma certeza que iriam se dar bem no projeto em que estavam trabalhando.

A questão principal que percebi no livro, é que muitas pessoas têm uma boa opção de largar o emprego atual e viver a vida delas com mais comodidade e liberdade, mas infelizmente disseram não por conta a estabilidade do trabalho e porque estavam sendo aprisionadas ao salário, não que o salário seja o mal do mundo, mas não queriam abrir mão dele e seguir de cabeça no projeto em que estavam pensando, pois tiveram medo do desconhecido. O que comento aqui com vocês é, 99% das coisas que pensamos quando temos medo, nunca irão se concretizar, então, mesmo tendo medo, façam pois se existe algo te incomodando e você não fizer nada, não haverá nenhuma alteração na sua vida.