Uma vez estagiário, sempre estagiário.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

As 48 Leis do Poder - Décima Quarta Lei

Escrito por with 1 comentário
Sempre me dei bem com todas as pessoas, tanto que o meu apelido acabou sendo "Vereador", porque onde eu ia, todos me conheciam.

Não fazia isso por segundas intenções ou porque gostava de aparecer, mas simplesmente porque acreditava que devemos sempre mostrar a nossa melhor face, até que se prove o contrário.

O problema é quando alguém me provava o contrário.
Na última sexta-feira, cheguei no bar em que sempre ia após o expediente para dar a relaxada do dia. Como faço sempre, entrei, cumprimentei a todos, pedi a minha cerveja e sentei na minha mesa com alguns amigos, quando um deles veio e me falou:

- Por que você conversa com o Paulo?

- Por que não conversaria? Ele é muito inteligente e além disso, tem uma ótima didática para explicar os pontos de vista dele.

- Mas ele odeia você.

- E?

- Ele vai tentar te apunhalar um dia.

- E?

- E você não tem medo disso?

- Fernando, deixa eu te contar uma coisa. Eu conheço a mulher dele, os filhos dele, sei onde ele mora, quais os problemas que ele tem com a família, amigos, parentes e até no serviço. O chefe dele é amigo muito próximo do meu. Ele não gosta do chefe dele, já eu, tenho um forte laço de amizade com o meu. Sei onde ele leva o carro dele, e conheço todos os mecânicos, além do fato de saber tudo sobre a rotina dele. Não, ele não disse nada disso... Mas as pessoas falam. E sim, eu sei que ele pode tentar me apunhalar. Na verdade, ele já está tramando algo. Não sei ao certo, vamos deixar para descobrir na hora, ou se alguém me contar.

- Como você sabe disso tudo?

- Porque sou amigo de todos, e inimigo de ninguém. Mas isso não quer dizer que todos sejam meus amigos, e eu não tenha inimigos.

Conhecimento é a chave do poder, se você sabe tudo de uma pessoa, ela nunca fará nada contra você, porque ela sabe que se fizer, as consequências poderão ser bem piores. Portanto:

BANQUE O AMIGO. AJA COMO ESPIÃO.

Um comentário: