Uma vez estagiário, sempre estagiário.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O conto das vinhas sicilianas

Escrito por with 11 comentários
Ouvi um conto hoje muito bom que quero compartilhar com vocês. A região da Sicília, é muito conhecida pelos seus vinhedos de alta qualidade que são capazes de desenvolver uma das melhores uvas para serem transformadas em excelentes vinhos. De acordo com a pessoa na qual me contou sobre a história, é possível ver vinhas em todos os lugares da Sicília, em vastas plantações, pequenos produtores e até mesmo nas casas mais simples, nos quintais de família.

As vinhas são plantas que não possuem um tronco muito forte, fazendo com que elas se tornem ou rasteijantes ou trepadeiras, dependendo do local onde ela é produzido, contudo, as plantas que se tornam rasteijantes em poucas semanas secam, ou as que conseguem sobreviver, não produzem frutos bons e não conseguem se desenvolver por muito tempo.

Portanto, o que os donos das vinhas fazem para que elas possam gerar os melhores frutos e se desenvolverem melhor é, colocar "barreiras" em cada novo ramo que aparece, muitas vezes troncos com vários sulcos, telas de alambrados, outras vezes, são plantadas próximas de grandes árvores, ou próximas a locais onde haja vários obstáculos para que os ramos consigam se apoiar. Ao fazer isso, os ramos demoram um pouco mais a crescer, pois precisam de força e tempo para conseguirem se dispersar e grudar nos obstáculos colocados em sua frente, porém, apesar do tempo maior para dar frutos e para se tornar uma verdadeira vinha, este processo faz com que as uvas produzidas por elas sejam de melhor qualidade.

A nossa vida é assim também. Podemos escolher o caminho mais fácil, sem obstáculos, que seja simples e que não tenha nenhum tipo de risco ou problema. Porém este caminho irá nos guiar para uma vida medíocre, sem grandes visões, sem que possamos dar a sociedade e a história bons frutos, pois como nossa visão é limitada, próxima do solo, não temos noção de como o mundo pode ser grande e bonito.

Quando escolhemos os caminhos dos obstáculos, quando escolhemos lutar contra aquilo que é difícil, é como se essa luta fosse um dos ramos da nossa vida... Nós iremos crescer, iremos chegar a lugares onde ninguém chegou, e depois de tudo isso, daremos os melhores frutos possíveis, poderemos retribuir a todos, com os nossos espólios conseguidos após darmos nosso suor, sangue e lágrimas. Portanto, nunca peça para que sua vida seja fácil, mais simples ou sem problemas... Peça para que você seja duas vezes mais forte para conseguir aguentar todos os obstáculos que a vida colocou na sua frente e que possa subir e se fortalecer como um broto de um vinhedo.

Uta!

11 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, Estag. Mais um que faz a gente pensar...

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Da mesma maneira os melhores azeites vêm das piores regiões, mais pedregosas, onde a planta tem de ir mais fundo buscar água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente CF,

      As melhores coisas são as mais difíceis de se conseguir.

      Uta!

      Excluir
  3. Bem legal, há uma parábola de Jesus Cristo que é parecida com essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não conheço a parábola de Jesus Cristo, poderia me passar para ver?

      Uta!

      Excluir
  4. Fala Estagiário


    Bela parábola, essa eu não conhecia.


    Abs

    ResponderExcluir