Uma vez estagiário, sempre estagiário.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Você já tem a sua Bucket List?

Escrito por with 14 comentários
Estou aproveitando o período entre o término das minhas provas e o começo da minha pesquisa para adiantar um pouco a minha leitura... E um dos livros que estou lendo é o e-book do site artofmanliness, um site que tem como foco postagens que possam enriquecer a vida de um homem com base nos ideias do homem da década de 1940. Recomendo muitíssimo o site e o e-book.

O e-book tem como objetivo nos transformar em homens melhores em um mês, sendo a leitura dividida em trinta pequenos passos que devem ser feitos um por dia. No décimo segundo dia, a tarefa é de criar um Bucket List, que em português é a nossa Lista de Coisas Para Fazer Antes de Morrer.

Achei muito interessante a ideia e realmente nunca tinha parado para pensar em fazer uma Bucket List, lógico que já pensei em várias coisas que gostaria de fazer antes de morrer, mas nunca tinha pensado em colocar em uma lista.

O que é, e pra quer ter um Bucket List? 

De maneira geral, o bucket list é uma lista onde colocamos todas as coisas que desejamos fazer antes de morrermos, normalmente são coisas que muito legais ou sonhos que ficam na cabeça desde quando eramos crianças.

No Brasil, nós chamamos de Lista de Coisas Para Fazer Antes de Morrer, mas de maneira geral nós não temos a mania de criar realmente uma lista, apenas fazemos uma lista mental das coisas que gostamos muito e que gostaríamos de fazer um dia. O problema de não ter uma lista com todas as coisas escritas, é que, primeiro, ela é muito volátil, porque mudamos as coisas e as prioridades já que podemos nos lembrar ou esquecer de alguma coisa, e segundo, como não temos ela de maneira física, nós acabamos não fazendo nada, ou deixando sempre para depois, pois não temos ela para olhar todos os dias e pensar em fazer alguma coisa que nos empurre mais perto de riscar uma das coisas da lista.


Como criar um Bucket List?

Sempre que pensamos em algo para fazermos antes de morrermos pensamos muitas vezes em viagens, lugares para conhecer, ou coisas do tipo. Mas isso é apenas uma das categorias que devemos ter na nossa Bucket List, existem outras que também devem ser analisadas e preenchidas. O e-book dá uma ideia de dividirmos nossos itens nas seguintes categorias:
  • Carreira
  • Relacionamento
  • Viagens
  • Financeiro
  • Diversão
  • Educação
  • Saúde
Eu particularmente gostei muito da divisão do livro porque com essas categorais englobamos tudo que é importante para nossa vida, não deixando nenhum espaço em branco e fazendo com que nos sentimos completos por inteiro, não somente em alguns aspectos.

A minha Bucket List é um tanto quanto grande, mas sinceramente é isso que a deixa divertida.

  • Carreira
    • Ter minha própria empresa
    • Trabalhar como professor ou coaching de alguém
  • Relacionamento
    • Ser mentor de alguma pessoa
    • Ajudar pessoas que necessitam
    • Ter ao menos um(a) filho(a)
    • Ter A Mulher
  • Viagens
    • Conhecer todo o continente americano
    • Visitar pelo menos 30% dos países do mundo
    • Conhecer o Havaí
    • Conhecer Ilhas Malvínas
    • Visitar a Itália e a Espanha e viver em um destes países por no mínimo 30 dias
  • Financeiro
    • Ser milionário no máximo aos 60 anos
    • Ter um salário líquido de 10 mil reais por mês
  • Diversão
    • Aprender a surfar
    • Aprender a andar de skate
    • Aprender a andar de roller
    • Aprender a tocar bateria
    • Aprender a tocar violão
    • Aprender a tocar saxofone
    • Aprender a ler partitura
    • Pular de paraquedas
    • Pular de Bungee Jump no maior Bungee Jump do mundo
    • Construir um robô
    • Ter uma casa totalmente sustentável
    • Ter um Pitbull de estimação e ensinar truques básicos para ele
  • Educação
    • Fazer um mestrado
    • Fazer um doutorado
    • Ser fluente em no mínimo cinco línguas
    • Fazer um curso de carpintaria básica
    • Fazer um curso de mecânica básica
    • Fazer um curso de eletrônica básica
    • Fazer um curso de gastronomia
  • Saúde
    • Ter e manter até os 45 anos menos de 10% de gordura corporal
Estes é a minha Bucket List atual. Decidi que ela nunca diminuirá ou terá algum item retirado ou trocado, apenas terá itens adicionados a ela.

E você, já tem a sua Bucker List? Se sim, coloque-a nos comentários, se não faça-a agora e e compartilhe conosco. :)

Uta!

14 comentários:

  1. Minha lista é diferente. Sempre tenho 10 objetivos a serem alcançados. Quando conquisto um, coloco outro no lugar. O Hawaí também está na minha lista atual. Pretendo ficar lá 3 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Esta também é uma outra possibilidade :)

      Uta!

      Excluir
  2. Lendo sua lista, senti saudade disse tempos em que eu era jovem, mancebo e achava que poderia dominar o mundo..

    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Quando era jovem dava uma de Pinky e Cérebro? Hahahaha
      Acho que é importante termos algumas coisas para fazermos antes de morrer, porque é um incentivo a fazermos as coisas sempre melhores a cada dia. :)

      Uta!

      Excluir
  3. Show a sua lista, acabei por criar uma minha baseada nos tópicos criados por você, segue ela:
    Realização Pessoal
    Viver fora do Brasil
    Ajudar pessoas que necessitam pelo menos 2 vezes ao ano
    Ter ao menos um(a) filho(a)
    Educação
    Ser fluente em no mínimo 3 linguas
    Ser fluente em no mínimo 3 linguas computacionais
    Fazer um curso de carpintaria básica
    Financeiro
    Ter uma renda MENSAL mínima de U$$ 2.000 só de investimentos
    Carreira
    Ter minha própria empresa (Fisica ou Virtual)
    Ensinar (Trabalhar como professor, coaching, criar um curso...)
    Viagens
    Europa de Mochilão
    Japao
    Las Vegas
    Fazer um Cruzeiro e Mergulhar no Caribe
    Voltar a Disney
    Asia de Mochilão
    Grecia
    Voltar a NY e ficar por pelo menos 5 dias
    Diversão
    Pular de paraquedas
    Voar de Asa Delta
    Ter uma casa totalmente automatizada e ligada a Internet
    Saúde
    Manter peso igual ou menor que 90Kg até morrer

    Abraços, Anon1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon1,

      Boa a sua lista também.
      Viver fora do Brasil era uma das minhas, mas já foi retirada por motivos óbvios, hahahahaha.
      Ganhar dois mil dólares em investimentos não é muito difícil não, mas excelente sacada essa sua de "dolarizar" os ganhos, porque dai você consegue normalmete ter o mesmo padrão de vida, se continuar recebendo dois mil, hoje ou daqui a alguns anos.
      Mochilão pela Europa eu sinceramente não tenho muita vontade, porque quero conhecer alguns lugares mais profundamente, como havia dito, Itália e Espanha, e sinceramente com mochilão, você acaba perdendo um tempo por estar a baixo custo. Gostaria de fazer mochilão nos Estados Unidos, conhecer de leste a oeste e de norte a sul, mas isso ai é um opcional para minha vida :)
      No mais, excelente bucket list a sua :)
      Uta!

      Excluir
  4. Estagiário, só uma sugestão: que tal dividir essa sua lista em fases da vida?

    Exemplo: coisas pra fazer antes dos 30 anos, coisas pra fazer antes dos 40 anos e por aí vai.

    Uma lista de coisas pra fazer antes de morrer dá uma sensação muito grande de que você tem todo o tempo do mundo pra realizar essas coisas... e infelizmente muita gente só percebe que não realizou seus sonhos quando já estão velhinhos ou até mesmo no leito de morte.

    Eu sei que algumas coisas não dá pra estipular tempo, tipo não dá pra você estipular que vai encontrar A mulher antes dos 30, afinal isso é algo que nem sempre está dentro do controle... mas muitas das coisas da sua lista dá pra setorizar por tempo sim.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madruga,

      A sua abordagem é uma boa também, principalmente para pessoas que são indecisas ou tem mania de não dar um passo para poder riscar algo da lista. Para pessoas com mais proatividade dividir por setores é melhor, mas para pessoas mais presas a inércia do dia a dia, a sua abordagem é bem melhor.

      Uta!

      Excluir
  5. Fala Estagiário


    That's quite a list hein bro. A minha é até um pouco parecida com a sua, mas eu divido ela em etapas. Preciso completar uma parte da lista para poder fazer um "unlock" de outros items.


    Por exemplo, fazer um curso de sobrevivência no wilderness é um item que só vai ser "destravado" quando eu tiver completado o item "emigrar".


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rover,

      Esse ai de liberar são bem legais porque você pode priorizar aqueles mais importantes. Acho que no caso da Bucket List as pessoas devem fazer de acordo com o que elas se sentem melhor, por exemplo, esse de desbloquear para mim não funciona porque gosto da ideia de poder fazer aquele que eu achar melhor no momento :)

      Uta!

      Excluir
  6. Vou colocar aqui a minha lista na ordem de prioridade...

    Carreira

    Continuar tendo a minha própria empresa
    Transformar a minha empresa em um negócio lucrativo
    Não precisar mais da minha empresa

    Relacionamento

    Ter mais um filho
    Continuar tendo a minha mulher
    Ajudar pessoas que necessitam

    Viagens

    Visitar o interior de Minas uma vez por mês
    Ir ao litoral uma vez por ano
    Visitar a serra gaúcha a cada três anos
    Conhecer todos os estados do Brasil
    Conhecer pelo menos um país em cada continente.

    Financeiro

    Ser semi-independente daqui 10
    Ser independente daqui 20

    Diversão

    Aprender a nadar
    Voltar a andar de bicicleta
    Poder assistir filmes e séries todos os dias.

    Educação

    Aprender inglês direito
    Aprender italiano
    Estudar mais filosofia

    Saúde

    Viver bem mais 40 anos (tenho 40 agora)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo Bucket List Uó,

      Ele é bem simples e ao mesmo tempo muito bom :)

      Uta!

      Excluir
  7. Estag, boa iniciativa. Vou preparar minha bucket list também.

    Agora, 10% de gordura corporal? complicado hein!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,
      Faça isso, garanto que você não irá se arrepender :)
      Se fosse fácil, não taria na bucket list hahahahahaha!
      Já perdi 10%, falta mais 10% para conseguir chegar no esperado :)


      Uta!

      Excluir