Uma vez estagiário, sempre estagiário.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Quais São Seus N.U.Ts?

Escrito por with 5 comentários
Novamente uma postagem baseada no e-book do site artofmanliness, mas desta vez vamos falar sobre algo muito importante, que na minha opinião são imprescindíveis para qualquer homem e que parece que não existe mais nos dias de hoje. Vamos falar sobre N.U.Ts.

NUTs ou Non-negotiable, Unalterable Terms, que traduzido para o português ficaria algo como Termos Inalteráveis e Não Negociáveis, são pontos que são necessários para que o homem possa aceitar algo em sua vida, ou como gosto de chamar, são os termos da nossa Conduta Ética dos Homens.

A Conduta Ética dos Homens são todas as NUTs que um homem tem e que em nenhuma circunstância podem ser quebradas, violadas ou deixadas de lado. No entanto, assim como tudo na vida, podem ser alteradas conforme o tempo, podendo der incrementada ou levemente alterada, porém é muito difícil ocorrer uma retirada de alguma NUT.

Mas afinal, o que poderia ser uma NUT? Seguem alguns exemplos:
  1. Ser fiél a minha esposa
  2. Dizer o que eu quero
  3. Fazer de tudo pela minha família
  4. Sou um homem que vive com os riscos
  5. Devoto ao menos três horas por semana para escrever
  6. Vivo de acordo com a minha fé religiosa
  7. Faço o melhor para os meus filhos, mesmo se eles não concordarem
  8. Meu papel de pai vem em primeiro lugar, acima de tudo
  9. Não peço permissão
  10. Medo não me parará de correr riscos
  11. Não irei saciar meus vícios
  12. Sou um homem de palavra.
  13. Eu levo meus problemas para um homem, nunca para uma mulher
  14. Nunca demonstrarei raiva para minha mãe
  15. Nunca deixarei minha mulher me desmerecer
  16. Quando os xingamentos aparecem, a briga está terminada
  17. Eu passerei um período do meu tempo livre com outros homens
  18. Tenho um espaço somente meu em minha casa
  19. Me exercitarei regularmente
  20. Farei o que for possível para manter minha família em casa
  21. Irei atrás de ajuda se eu não estiver conseguindo ser o homem que eu quero ser
  22. Se necessário, confrontarei a todos se achar que estão fazendo a coisa errada
  23. Honrarei meu momento de paz interior
  24. Sempre agradecerei qualquer tipo de feedback
  25. Me desculparei somente quando achar que devo
  26. Não trabalharei pesado somente porque não quero levar trabalho para casa
  27. Eu decedirei como interagir com meus filhos
  28. Eu compartilharei meu conhecimento com outros durante a minha vida
  29. Eu decidirei quais amigos irei manter
  30. Eu farei aquilo que achar correto
Essas são alguns dos exemplos que encontrei no e-book. São excelentes exemplos e acredito que muitos deles são válidos não somente para um ou outro homem, mas para a grande maioria, se não para todos.

As NUTs servem para ser como cartilha do Homem de Ética, ou seja, são termos que se não forem cumpridos não faremos qualquer que seja a ação. Para mim, as NUTs são algo que todos os homens, independente de idade devem ter para conseguir seguir uma vida honrada com ética. As NUTs ao primeiro momento podem parecer limitações na vida de um homem, mas na verdade são limitações que nós mesmos temos e que não aceitamos ultrapassá-las, por exemplo, se você não continuaria com sua mulher caso ela tenha te traído, então uma das NUTs seria não aceitar uma traição.

Para mim as NUTs principais são:
  1. Honrar pai e mãe
  2. Nunca aceitar uma traição, seja de mulher, amigos ou familiares
  3. Ser um homem de palavra
  4. Ser fiél a minha esposa
  5. Nunca deixar o medo tomar as rédeas da minha vida
  6. Ser um bom pai acima de qualquer coisa
  7. Dividir o máximo de conhecimento possível com as demais pessoas
  8. Manter são meu corpo e minha mente
  9. Jamais deixar meus filhos e minha esposa na mão, mesmo que isso implique em sacrifícios
  10. Jamais deixar alguém sujar o meu nome, incluindo esposa e filhos
  11. Jamais sair com uma mulher que já possui um namorado ou esposo, sabendo que ela é casada ou possui namorado, caso saia sem ter esta informação e souber, terminar imediatamente com a pessoa, se possível contar ao homem sobre o relacionamento
No momento estou em construção das minhas NUTs mas estas são algumas das que eu consegui analisar para mim. Elas são apenas termos que me mostram o homem que eu quero ser, e que eu acredito que seja importantes para um homem correto, íntegro, honrado e viril. 

E você? Quais são suas NUTs?

Uta!

5 comentários:

  1. Esta questão de ética é interessante. Mas o que é agir com ética? Eu tenho um princípio básico, meu NUT então baseia-se neste simples princípio que é: faça apenas coisas que dê orgulho aos seus pais, cônjuge e filhos. Qualquer coisa que fizer que desagradará os entes queridos é um conta-NUT. Qualquer ato que traga-lhe vergonha de trazer em publico é algo a ser trabalhado para não acontecer mais. Atos são mais fáceis de controlar, pensamentos são mais difíceis. Garanto que cada individuo tem pelo menos um pensamento por dia que lhe seria vergonhoso trazer a público, por exemplo um cara casado pensar em uma mulher gostosa que não seja sua esposa. Não adianta, o ser humano é um ser vergonhoso por natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uó,

      Esse é uma excelente maneira de pensar, mas acho que os NUTs são algo mais que fazer tudo que orgulhe sua família, por exemplo "Nunca deixar o medo tomar as rédeas da minha vida", é algo que em tese pode ser quebrado mas que você ainda poderia continuar dando orgulho pra sua família. Acredito que os NUTs são éticas que vão além da nossa vivência com as outras pessoas, são regras para nós vivermos bem consigo mesmos. :)

      Uta!

      Excluir
    2. Concordo com a afirmação do Uorren: o ser humano é vergonhoso por natureza.

      Respeito a opinião de ter a vida controlada pela vergonha, porém talvez não saibam, mas a vergonha tem sido usada para controlar a sociedade há centenas de anos.

      A bagunça que é o nosso país corrobora essa tese, é tudo culpa dos sem-vergonhas que por algum motivo encontraram na Terra Brasilis um lugar fértil para se proliferarem, bem mais do que em outras partes do mundo.

      Já uma cultura diametralmente oposta é o Japão, onde os samurais se suicidavam apenas pela desonra (vergonha). Isso levou a algumas pequenas diferenças entre os dois países. Por exemplo, parece haver uma forte correlação inversa da inflação com a quantidade de vergonha que um povo sente pelos erros que comete.

      About my NUTs, creio que o mais correto seja simplesmente fazer o que te faz feliz, desde que não prejudique ou machuque ninguém.

      Excluir
  2. Contar ao corno que comeu a mulher dele? Esteja armado, pois o índio brasileiro não vai compreender que você está sendo honesto e honrado para com ele.

    No mais, outra excelente postagem. Depois vou deixar minha lista aqui.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post, Estag.

    Concordo com seus NUTS, pois mostram caráter e valorização das pessoas que amamos.

    Grande abraço!

    PS: sou novo na blogosfera, mas invisto há bastante tempo. Quando puder dá uma passada lá no blog: http://acumularpatrimonio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir