Uma vez estagiário, sempre estagiário.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Índice Estagiário de Ações [Set/14]

Escrito por with 4 comentários
Fechamento do Índice Estagiário de Ações do mês de Setembro de 2014.

O fechamento é composto por três tabelas:
1. Tabela de Cotação
2. Tabela de Rendimentos
3. Tabela de Retornos

Na Tabela de Cotação teremos informado a quantidade de cotas por ativo, o preço do fechamento, a porcentagem do ativo no índice e o valor do papel no índice. Será mostrado qual o valor do índice no final do mês, bem como a sua variação mensal. Para motivos de comparação, será informado também o valor do Ibovespa e sua variação no mês. Por fim, serão informados quais rendimentos mensais do período analisado.

Na Tabela de Rendimentos, será informado os rendimentos de cada papel no período analisado e a porcentagem do rendimento do ativo em relação ao caixa do mês. Será mostrado também a quantidade de cotas por ativo e o valor total recebido por cada empresa.

A Tabela de Retornos poderemos ver a valorização mensal de cada ativo e o seu rendimento mensal. Nela será possível verificar a relação entre o rendimento mensal comparado com o índice no mesmo período, incluindo e excluindo o valor do caixa.

Tabela de Cotação
O mês de Setembro de 2014 foi marcado por uma forte queda, com o Ibovespa obtendo uma queda de 13,26% em seu valor. O Índice Estagiário de Ações conseguiu segurar bem, performando uma queda de 6,52%, menos da metade do mercado.

Tabela de Rendimentos
Cinco dos vinte ativos obtiveram rendimentos este mês. TBLE3 liderou com participação de mais de 38% nos rendimentos. BBAS3 e BRSR6 também conseguiram uma boa participação, depois dos 29% da Souza Cruz. ODPV3 teve pouco mais de 2% dos rendimentos do mês de Setembro de 2014.

Tabela de Retornos
Banco do Brasil tomou o maior caldo deste mês com uma queda de mais de 27%. DTEX3, HGTX3 e EZTC3 foram os outros papéis que caíram mais de 10% no período de Setembro de 2014. Os únicos conseguiram obter uma rentabilidade positiva foram VIVT3, GRND3 e KEPL3, dando destaque para Grendene que conseguiu uma alta de 4,62%.

Uta!

4 comentários:

  1. Estágio, pq mesmo não tem ITUB nem BBDC nesta tabela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uó,

      Porque dos grandes bancos eu decidi pegar apenas um. Se não o setor financeiro iria ficar sobre exposto.
      Decidi pegar um dos grandes e dos pequenos pegar os que passarem pelo crivo.

      Uta!

      Excluir
    2. Dos pequenos o ABC é legal, o que acha?

      Excluir
    3. Infelizmente o ABC não entrou no crivo que fiz.
      Ele foi barrado no índice brasiléia :http://oblogdoestagiario.blogspot.ca/2014/01/setores-financeiro-e-outros.html

      Uta!

      Excluir