Uma vez estagiário, sempre estagiário.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Índice Estagiário de Ações - Fechamento de 2014

Escrito por with 7 comentários
Para concluir a série Índice Estagiário de Ações, esta postagem visa mostrar um apanhado do Índice no período de 2014.

Mas primeiro, irei apontar os tópicos no qual falarei. Primeiro comentarei sobre a variação do valor das cotas no período, depois tecerei comentários sobre os rendimentos do ano, por fim, falarei sobre o retorno total no período bem como se esta estratégia se mostrou válida ou não e como podemos melhorá-la a fim de conseguir uma rentabilidade melhor.

Resumo do Índice Estagiário de Ações de 2014

Variação do valor das cotas

O ano de 2014 foi um ano muito difícil para a bolsa brasileira. Uma queda de 0,66% do Ibovespa e uma desvalorização de 4,29% do Índice Estagiário de Ações. Dos 20 papéis que compunham o Índice Estagiário de Ações, 15 fecharam no negativo, ou seja 75% dos papéis obtiveram quedas no período de janeiro a dezembro de 2014. Os três ativos que mais caíram neste período foram LPSB3 com -54,55%, DTEX3 com -36,17% e HGTX3 com -31,10%. Os cinco ativos que mostraram-se promissores em 2014 foram, KROT3 com alta de incríveis 61,46%, KEPL3 com alta de 24,26%, BRSR6 com crescimento de 13,90%, BEMA3 com 6,03% e ODPV3 com uma leve alta de 1,65%.

Rendimentos anuais das cotas

Os rendimentos do Índice Estagiário de Ações foram medianos, com um DY de apenas 3,99%. LPSB3 além de cair vertiginosamente no período, ainda não distribuiu nenhum rendimento no ano de 2014. MDIA3, KEPL3 e DTEX3 foram os papéis que menos distribuíram rendimentos, fechando o mês com menos de 1,25% de Dividend Yeld. GETI3 foi a primeira, com 8,67% de rendimentos distribuídos. BBAS3 está em segundo lugar e empatados em terceiro estão VIVT3 e TBLE3 com 5% de Dividend Yeld.

Retorno total do período

Quando analisamos os dividendos e a variação do valor das ações, a situação fica um pouco melhor. BBAS3 conseguiu reverter as perdas em ganhos se contarmos os dividendos. KROT3 conseguiu melhorar ainda mais o seu retorno, chegando a 66,41%. As quedas foram mais suaves mas mesmo assim a maioria dos papéis obteve um rendimento negativo no período.

Resumo do resultado do Índice Estagiário de Ações

De maneira geral podemos dizer que o Índice Estagiário de Ações não performou acima do mercado, porém isso não quer dizer que o mesmo seja ineficiente.

As empresas que estão listadas no Índice são boas empresas e performaram de maneira até aceitável se comparados com as demais ações que compõe o Ibovespa. Além disso, boa parte dessas empresas são as melhores do setor, criando assim um índice com boas ações. O momento da bolsa de valores pode não ter ajudado muito, mas isso não justifica o fato da baixa performance.

E para vocês leitores? O que acham dos atuais filtros? Eles estão bons ou precisam melhorar?

Uta!

7 comentários:

  1. Olá Estagiário

    Fico feliz que tenha concluido o acompanhamento do indice ações.

    Acho os filtros os primeiros indicadores para a seleção. E meu aprendizado começou com vc e agradeço muito a vc por isso.

    A minha carteira de ações atual é composta de 16 ações ( consegui a pouco tempo reduzir para esse numero que considero ideal para mim)

    A minha carteira tem uma concentração maior do setor financeiro e outros . Vou expor a minha carteira abaixo.

    FINANCEIROS E OUTROS
    1 PSSA3
    2 CTIP3
    3 ITUB3
    4 IGTA3
    5 BBSE3
    6 CIEL3
    7 UGPA3
    CONSUMO CICLICO
    8 CGRA3
    9 GRND3
    CONSUMO NÃO CICLICO
    10 ABEV3
    11 ODPV3
    12 MDIA3
    CONSTRUÇÃO E TRANSPORTE
    13 EZTC3
    TECNOLOGIA INFORMAÇÃO
    14 TOTS3
    BENS INDUSTRIAIS
    15 WEG3
    UTILIDADE PUBLICA
    16 ALUP11

    Uma sugestão para o indice ações estagiário de 2015 é incluir o setor financeiro e outros que acredito ter grandes empresas que acabaram ficando de fora do seu indice anterior. Assim a performance do seu indice ficará melhor, acredito.

    Abs
    CWhiteSox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande WhiteSox,

      Fico contente que tenha lhe ajudado :)

      Excelente carteira por sinal White. Acho que está bem balanceada no quesito quantidade e sinceramente, o setor financeiro é o melhor no Brasil. Só tome cuidado com relação a problemas do setor... Outro ponto interessante, aprenda a utilizar stops para aproveitar melhor o embalo do mercado.

      Uta!

      Excluir
  2. Olá Estagiario

    Vc poderia descrever melhor os problemas do setor financeiro que vc refere?

    Agora stops eu não utilizo pois meu metódo é sócio buy and hold, fico com a ação pela qualidade da empresa, enquanto ela apresentar lucros crescentes e for boa para o acionista minonitário continuo sócio.

    Vc fica por ai até quando?

    Abs
    CWhiteSox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. White,

      Por exemplo, o BB. Por ser estatal, ela busca resolver o problema do governo ao invés de buscar mais lucros, portanto você tem um fator ai que é prejudicial, por exemplo, quando ele baixou as taxas de juros fazendo com que todos os outros bancos baixassem... Quer queira quer não, isso é algo ruim para o setor como um todo, portanto, só tome cuidado com relação a isso...

      Eu tinha essa ideia de Buy & Hold, hoje, estabeleço momentos de entrada, saída e de manter posição... Utilizo fundamentos e preço dos ativos... Vamos supor que um ativo fica 90% do tempo entre 20 e 25 reais. Se por ventura, ele subir para 25, significa que você pode ter um momento bom de venda, o inverso também para a compra...

      Agora, o que muitos irão dizer é que... Pode ser que ele suba a 25 reais e não desça mais... Mas ai que está... Se não houver mudança nos fundamentos, prefiro ficar fora deste ativo, já que ele está sobreprecificado. O inverso também é real... Se não houver mudança nos fundamentos, compensa eu investir no ativo, já que ele está subprecificado.

      A questão sempre é achar o balanço disso... Seja por um indicador fundamentalista ou por gráfico. Tudo depende do que você se sentir confortável.

      Uta!

      Excluir
  3. Parabéns pelo excelente estudo Estagiário !!! Aguardo a conclusão dos FIIs !! rsrs Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Zé,

      Está postado a conclusão dos FIIs. Infelizmente não estou com tempo para fazer uma análise mais detalhada para este ano. Mas assim que terminar todos os meus final exams eu irei fazer um para este ano.

      Uta!

      Excluir
  4. Fala, Estagiário!

    Aparentemente ter escolhido apenas bons papeis não foi suficiente, não é mesmo? Olha a HME pegando novamente no seu pé... rs

    []s!

    ResponderExcluir