Uma vez estagiário, sempre estagiário.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Índice Estagiário de FIIs - Fechamento de 2014

Escrito por with 1 comentário
Para concluir a série Índice Estagiário de FIIs, esta postagem visa mostrar um apanhado do Índice no período de 2014.

Mas primeiro, irei apontar os tópicos no qual falarei. Primeiro comentarei sobre a variação do valor das cotas no período, depois tecerei comentários sobre os rendimentos do ano, por fim, falarei sobre o retorno total no período bem como se esta estratégia se mostrou válida ou não e como podemos melhorá-la a fim de conseguir uma rentabilidade melhor.

Resultado do Índice Estagiário de FIIs no Período de 2014
Variação do valor das cotas

Quando avaliamos o valor das cotas, percebemos de cara que obtivemos alguns papéis com grande valorização e outro com uma queda vertiginosa. Quando analisamos as cotas que obtiveram valorização no período, podemos perceber que FAED11B e FLRP11B lideraram com um alta de 26,47% e 19,66% respectivamente. Já na outra ponta, HTMX11B e BCFF11B lideraram as quedas com 47,69% e 24,40% de depreciação.

Dos 21 papéis que compõe o Índice Estagiário de FIIs, apenas 6 obtiveram altas, os demais amargaram perdas, com exceção do FVPQ11 que não houve nem valorização e nem depreciação no período, visto que não há liquidez para este papel.

Rendimentos anuais das cotas

Quando analisamos os rendimentos mensais, percebemos que poucos foram os papéis que obtiveram retornos acima do CDI no mesmo período (CDI 2014 : 10,81%), totalizando apenas quatro papéis. Porém sete papéis conseguiram um retorno acima de 10%, e apenas três obtiveram rendimentos menores do que a poupança no período (Poupança 2014 : 7,02%). No total, o Índice Estagiário obteve um rendimento de 10,20%. Lembrando que o líder dos rendimentos, HTMX11B obteve esta colocação devido a amortização das cotas.

Retorno total do período

Quando analisamos o retorno total do período por ativo (valorização + rendimentos) percebemos que apenas oito dos vinte e um papéis tiveram retorno negativo. Os demais conseguiram performar positivamente. FAED11B ficou destacado, com um retorno de 39,97%, FLRP11B ficou em segundo lugar com 24,03% e BPFF11 conseguiu o terceiro lugar com 23,20%. Na lanterna, HTMX11B está por último com 32,10% de queda, BCFF11B vem em penúltimo com 17,05% e BRCR11B segue na frente com 8,10% de desvalorização.

Resumo do resultado do Índice Estagiário de FIIs

O período de 2014 foi bem conturbado para a renda variável, e não foi diferente para os Fundos de Investimento Imobiliário. Apesar de todos os problemas, o Índice obteve uma performance acima do mercado, fechando com uma apreciação de 4,48%, mesmo com o mercado pessimista e grande maioria das cotas fechando no negativo.

Porém, quando falamos de FIIs não estamos muito preocupados com cotação dos papéis mas sim com os rendimentos mensais. Neste fator o Índice performou bem, com rendimentos anuais de 10,20%, um pouco menos que o CDI no mesmo período, mas vale lembrar que os proventos não foram revertidos em novas cotas, mas sim acumulados em caixa. Caso fosse reaplicado os rendimentos, seria possível que nosso resultado fosse mais próximo ao CDI.

Em resumo, podemos dizer que o Índice Estagiário de FIIs conseguiu obter excelentes fundos, alguns razoáveis e apenas quatro dos vinte e um fundos deixaram a desejar. Acredito que se os fundos fossem analisados utilizando-se algumas informações qualitativas, poderíamos obter uma rentabilidade melhor, visto que estes fundos que deixaram a desejar não estariam compondo o Índice.

Para o Índice Estagiário de FIIs deste ano, gostaria que vocês me ajudassem a decidir quais informações que não foram utilizadas são interessantes para que possamos ter um crivo maior e assim conseguir uma rentabilidade maior que a do Índice de 2014?

Uta!

Um comentário:

  1. Olá Estagiário!

    Para o índice FII 2015 , seria interessante antes de utilizar os filtros fundamentalistas separar os FII pelas seguintes características:
    1 MULTIEMPREENDIMENTO + MULTIINQUILINO + GESTÃO ATIVA
    2 MULTIEMPREENDIMENTO+MULTIINQUILINO
    3 MULTIEMPREENDIMENTO + MONOINQUILINO
    4 MONOEMPREENDIMENTO + MULTIINQUILINO
    5 MONOEMPREENDIMENTO + MONOINQUILINO

    Vou dar um exemplo colocando a minha carteira e o percentual objetivo de cada um dos ativos
    MULTIEMPREENDIMENTO + MULTIINQUILINO + GESTÃO ATIVA
    1 KNRI11 8%
    2 HGRE11 8%
    3 HGLG11 8%
    4 BRCR11 8%
    5 HGBS11 6%

    MULTIEMPREENDIMENTO+MULTIINQUILINO
    6 RBRD11 6% 4 PREDIOS 3 INQUILINOS - CONTRATO ATIPICO
    7 MAXR11B 6% 8 PREDIOS 3 INQUILINOS
    8 FIIP11B 6% 7 PREDIOS 7 INQUILINOS - CONTRATO ATIPICO

    MULTIEMPREENDIMENTO + MONOINQUILINO
    9 BBPO11 6% INQUILINO - BANCO BRASIL
    10 AGCX11 8% INQUILINO - CAIXA
    11 AEFI11 6% 2 CAMPUS - KROTON

    MONOEMPREENDIMENTO + MULTIINQUILINO
    12 PQDP11 6%
    13 RNGO11 2%
    14 SDIL11 2% 4 INQULINOS COM CONCENTRAÇÃO MAIOR PARA BRF(77%)
    15 FIIB11 3% 51 INQUILINOS

    MONOEMPREENDIMENTO + MONOINQUILINO
    16 FCFL11B 8% INSPER + ITAU + ESTACIONAMENTO
    17 XPCM11 3% PETROBRAS


    Como vc pode perceber não existe uma regra absoluta para determinar o percentual objetivo e isso é relativo e vai conforme a percepção de cada um.

    Acho que o objetivo das escolhas não e determinar qual será o ativo que irá ter o melhor retorno no ano ou o melhor DY. Os que apresentam os melhores DY geralmente são aqueles com problemas como fim da renda mínima garantida. O exemplo clássico é o CEOC11B que não conseguiu alugar nada ainda e pela RMG está pagando um absurdo agora.
    Os que vão apresentar os melhores retornos no ano, já é preciso fazer uma gestão ativa da carteira o que foge das características desse índice. Isso quem faz muito bem é o Tetzner e o Small caps . É preciso dedicação e muitas horas de estudo focado a isso, o que foge das características da maioria dos investidores amadores.

    Por isso acho que a divisão pela característica do empreendimento (multi ou mono) e pelo inquilino (multi e mono) , gestão (ativa ou não), ajudam de certa forma a fazer uma pre seleção conforme o risco e qualidade do ativo.
    Por enquanto é isso Estagiário. Espero ter ajudado .

    Abs
    CWhiteSox

    ResponderExcluir