Uma vez estagiário, sempre estagiário.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Índice Estagiário de FIIs [Dez/14]

Escrito por with 2 comentários
Fechamento do Índice Estagiário de FIIs do mês de Dezembro de 2014.

O fechamento é composto por três tabelas:
1. Tabela de Cotação
2. Tabela de Rendimentos
3. Tabela de Retornos

Na Tabela de Cotação teremos informado a quantidade de cotas por ativo, o preço do fechamento, a porcentagem do ativo no índice e o valor do papel no índice. Será mostrado qual o valor do índice no final do mês, bem como a sua variação mensal. Para motivos de comparação, será informado também o IFIX e sua variação no mês. Por fim, serão informados quais rendimentos mensais do período analisado.

Na Tabela de Rendimentos, será informado os rendimentos de cada papel no período analisado e a porcentagem do rendimento do ativo em relação ao caixa do mês. Será mostrado também a quantidade de cotas por ativo e o valor total recebido por cada fundo.

A Tabela de Retornos poderemos ver a valorização mensal de cada ativo e o seu rendimento mensal. Nela será possível verificar a relação entre o rendimento mensal comparado com o índice no mesmo período, incluindo e excluindo o valor do caixa.

Tabela de Cotação
O Índice Estagiário novamente conseguiu segurar a queda, performando 0,15% de valorização. Já o IFIX não aguentou e caiu 1,82% no mesmo período. Os rendimentos do mês de Dezembro de 2014 foram de R$ 9.129,33.
Tabela de Rendimentos
HGLG11 obteve mais de 15% de participação neste período. Os demais papéis obtiveram rendimentos mais homogêneos.

Tabela de Retornos
HTMX11B puxou o índice para baixo novamente, com desvalorização de -16,26%. BCFF11B, FAED11B e HGLG11 conseguiram manter o índice no positivo, com valorizações acima de 5%, 4% e 3% respectivamente. HTMX11B e HGLG11 obtiveram absurdos 2,28% e 3,34% de rendimentos mensais. HGBS11, BPFF11B, XTED11, SPTW11 também conseguiram performar retornos acima de 1% este mês.

Uta!

2 comentários:

  1. Olá Estagiário
    Hoje vou finalizar os comentários relatando resumidamente os restantes dos FII por setores, pois esse o seu post se refere ao último mês do ano.
    Fundo de fundo
    Confesso que o BCFF11B era o fundo de maior exposição da minha carteira. Isso porque quando comecei a investir em FII não tinha muito conhecimento e achava com o fundo de fundo estava diversificando e esse era por isso o melhor fundo. Depois que conheci o blog do Tetzner, meu conhecimento aumentou exponencialmente e vi que esse fundo não era o que imaginava. Primeiro porque dentro do seu portfolio havia fii que não me agradavam. E a gota dágua foi o fim da isenção de IR para o lucro de venda de fii e ainda o pagamento retroativo dos lucros anteriores.
    Vendi no prejuízo mesmo e parti para uma distribuição de uma carteira mais balanceada e melhor diversificada.

    Hotel
    Não tenho o HTMX11B, pois é um fundo com tempo determinado para acabar o que foge dos meus critérios que é ter fundos para renda passiva para complementação de renda e aposentadoria.

    Hospital
    Não tenho exposição nesse segmento também , pois é um setor bem complicado. É preciso ter uma administração bem competente para o hospital ter lucro, a maioria quebra mesmo. Na minha cidade fechou os 2 hospitais privados que tinha por isso. Fora que tempos atrás o Nossa Senhora de Lourdes ficou sem pagar pois não entraram em acordo em relação ao aluguel e tiveram que entrar na justiça para revisão do aluguel.

    Logistica
    Tenho o HGLG, FIIP11B e também o SDIL11.
    O HGLG é o meu preferido por ser multiempreendimento, multiinquilino e gestão ativa.
    O FIIP11B também é ótimo por ser multiempreendimento e multiinquilino.
    O SDIL11 eu tenho em percentual reduzindo na carteira, por ser monoempreendimento e quase um monoinquilino pela BRF ter quase a totalidade do empreendimento alugado. Por um lado é bom , pois o risco de credito é baixo por ser uma empresa multinacional, por outro existe o risco da concentração na mão de apenas um inquilino.

    Industrial
    Tenho o FIIB11. Se trata de um excelente empreendimento voltada para a indústria. É um monoempreendimento, mas com mais de 40 industrias alugando o espaço. Apesar de ter participação indireta no HGLG, nada melhor do que ter uma participação direta, já que o HGLG pode resolver vender a sua participação a qualquer momento.

    Fundos de papel
    Apesar da inflação estar de volta o que irá turbinar os rendimentos desses ativos nos próximos meses , eu acabei vendendo a minha participação, pois não me agrada esse vai e vem conforme a inflação. Por uns meses renda extraordinária, depois inflação caindo, renda baixa. Para esse fim prefiro tesouro direto indexado a inflação.

    Shopping
    Tenho PQDP11, passando por uma reforma e ampliação mas já maduro e performando.
    Já tive o HGBS11, mas pelo problema do shopping Goiabeiras e o risco de perda de 11% PL do fundo , fiquei de fora.
    Preciso ter mais um ativo no segmento , mas estou pensando ainda.
    Talvez volte para o HGBS novamente pois as cotas foram bastante penalizadas nos últimos meses o que já desconta a possível perda do fundo.

    Universidade
    Tenho FCFL11B e AEFI11
    O Campos Faria lima é um fundo que conseguiu bater a sua renda mínima após o seu termino, o que já diferencia da maioria . Gosto bastante do segmento e do fundo.
    O AEFI está ainda apenas no terreno e aguardando licença para início das obras, aqui tem um potencial incrível de valorização , mas também o risco pelo projeto estar ainda bem incipiente.

    Bom é isso, Estagiário, gostaria de dar a minha contribuição, e a minha opinião pessoal para esses fii da minha carteira.

    Abs
    CWhiteSox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CWS,

      Cara, você tem um excelente know how em FIIs, acredito que consiga ultrapassar o meu com folga :)
      O que aconteceu com você e o BCFF11B também ocorreu comigo. Hoje não tenho mais nenhum FII de papel também, mas ainda estou tentando encontrar bons FIIs para aportar o que tenho em caixa, o problema é encontrar os melhores fundos. :)

      Obrigado pela sua contribuição, foi de muita valia :)

      Uta!

      Excluir