Uma vez estagiário, sempre estagiário.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Equalizer, Sua Vida, Seu Mundo, Seu Verdadeiro Norte

Escrito por with 8 comentários
Ontem tive o prazer de assistir o filme Equalizer (2014), um longa onde  podemos ver Chloë Grace Moretz contracenando com Denzel Washington. O enredo do filme é simples, McCall (Denzel Washington) tem uma vida tranquila quando um ato de bondade com uma jovem prostituta (Chloë Moretz) faz com que ele fique na mira da máfia russa. Um filme imperdível que ficará na lista dos melhores filmes que já vi.

Porém gostaria de comentar uma coisa que me marcou muito neste filme e que gostaria de compartilhar com vocês. A conversa que Chloë tem com Denzel, que me lembrou de uma grande mudança de pensamento que tive nestes últimos meses.

A conversa

Denzel: Eu acho que você pode ser o que você quiser ser.
Chloe: Talvez em seu mundo. Não é assim que acontece no meu mundo.
Denzel: Mude o seu mundo.
[...]
Chloe: 100 livros para ler hein? Quantos livros você já leu?
Denzel: 91
Chloe: Está quase terminando hein... O que vai fazer depois disso?
Denzel: Irei ter aulas de canto e depois irei abrir uma fábrica de donuts.

O que esta simples conversa tem de tão importante?
Uma coisa que muitas pessoas esquecem no meio de suas vidas, que é, você é o único dono da sua vida, e é você quem deve ditar como ela será.

Responda a esta pergunta: O que você gostaria da sua vida daqui pra frente?

Sei que muitos iriam responder, "Quero ter cada vez mais dinheiro para a minha independência financeira". Sinceramente, se é isso que você pensou, sinto muito, você precisa rever seus objetivos. Não existe uma resposta simples quando o assunto é as nossas vidas.
Para mim, se alguém me fizesse esta mesma pergunta, a minha resposta seria:

Gostaria de ter um mestrado e um doutorado, abrir minha própria empresa, começar a ter aulas de francês, italiano e talvez espanhol, ter um filho ou uma filha ou os dois, ler no mínimo 20 livros por ano, trabalhar no que gosto, ser um inventor, quem sabe ter aulas de química e eletrônica básica, aprender como tocar bateria, quem sabe começar uma escola com métodos de ensino diferentes, lutar boxe, ganhar um campeonato estadual, nacional e porque não mundial, correr uma maratona, ter uma casa no campo ou quem sabe uma boa casa na cidade, quero aprender o básico de astronomia e física quântica, gostaria de mudar a vida de uma pessoa pra sempre, e porque não, uma parte da cultura ou sociedade.

Quando comento isso com as pessoas, a primeira reação delas é dizer, "você quer muita coisa hein, talvez você devesse escolher apenas uma ou duas, porque é isso que irá conseguir na sua vida".

Não, não irei escolher. Porque esta é a minha vida e de mais ninguém, quem traça o caminho dela sou eu. E outra, isso é o que desejo pra mim hoje, amanhã tudo pode mudar. A questão é, nunca terei apenas um ou dois objetivos para a minha vida, sempre serão dezenas, milhares, pois uma vida sem um objetivo é uma vida desperdiçada. A cada dia que não fazemos algo para atingir nossos objetivos é um dia desperdiçado em nossas vidas. Para mim, a vida se resume em atingir objetivos do primeiro ao último dia.

Sempre comento para as pessoas que, indiferente do que você quer fazer, se for contra o pensamento comum, 99,9% das pessoas irão te reprimir, 0,01% irão estar ao seu lado no processo, porém somente você tem a capacidade de fazer aquilo que você quer para sua vida. O que mais vejo hoje são pessoas reclamando que por conta de terceiros, eles estão onde estão. Se a sua vida está do jeito que está é por culpa sua e somente sua. Se você quer mudá-la por que então fica fazendo sempre a mesma coisa todos os dias?

Você define a sua vida e seus objetivos, não as outras pessoas.

E você? Faz aquilo que gosta... Ou aquilo que disseram para você gostar? Corre atrás dos seus sonhos transformando-os em realidade, ou irá morrer com eles? Independente da sua religião... Temos apenas uma vida, faça-a valer a pena.

Uta!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

100.000 Views!

Escrito por with 7 comentários

Nesta semana O Blog do Estagiário passou a marca das cem mil visualizações! Infelizmente quando mudei o nome do blog de "Estagiário Investidor" para "O Blog do Estagiário" o contador zerou e por conta disso só agora consegui chegar neste número.
Gostaria de dizer muito obrigado a todos os leitores que acompanham o blog e também gostaria de salientar que não estava conseguindo escrever todas as semanas pois estava com minhas provas finais, acredito que a partir de Janeiro, conseguirei fazer mais postagens com mais informação e conteúdo.

Uta!

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Músicas - Nova Página do Blog

Escrito por with 1 comentário
Criei uma nova página no blog onde criei algumas playlists para que vocês possam apreciar algumas bandas e músicas que eu também aprecio.

A um tempo atrás, eu colocava uma música no final de cada postagem, porém, achei que ficava meio fora de foco. Agora com a página própria, posso concentrar todas as informações lá.

Para os que gostariam de acessar, o link está no menu do blog, ou você também pode acessar clicando aqui.

Uta!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cuidado com as fórmulas mágicas de investimento

Escrito por with 6 comentários
Se existe algo que eu descobri na dor, foi que não existe nenhuma fórmula mágica para conseguir ganhar dinheiro na bolsa de valores. A alocação de ativos do HC Investimentos, as técnicas do Bastter, técnicas de precificação do Damoran, enfim... Nenhuma delas é a fórmula mágica para ficar rico. Por isso sempre digo aqui no blog, que nenhuma das estratégias que comento aqui devem ser utilizada de maneira cega, muito menos são estratégias garantidas de lucros.

O que me motivou a escrever esta postagem foi o debate acalorado na postagem do site do dimarcinho, onde o mesmo comentou que, se seguirmos a ideia de compras mensais para rebalanceamento de ativos, em determinadas circunstâncias podemos estar aportando em locais errados.

A discussão foi muito além deste tópico que vai contra o senso comum de que devemos comprar sempre a ação que caiu mais em um determinado período a fim de sempre rebalancear a carteira, mas o que predominou foram ataques ad hominem aos que divergem da ideologia mostrada para o público leigo. Acredito que algumas estratégias são muito importantes para instigar o investidor leigo a procurar por mais informação. Se não fosse o Bastter, possivelmente eu não teria adquirido a vontade de saber mais sobre opções, mas isso não quer dizer que hoje, depois de muito ler sobre o assunto, acredite que aquela estratégia mostrada por ele seja boa. Ela teve o seu objetivo mas isso não quer dizer que seja a verdade absoluta.

Se existem dois blogueiros que fico entusiasmado todas as vezes que saem novas postagens são o dimarcinho e o Soul Surfer. Ambos normalmente vão contra o que a maioria das pessoas pensa, muitas vezes vão contra ao que acredito ser uma boa estratégia, mas isso que é interessante, pois ambos nos fazem refletir na nossa estratégia.

Quem acompanha o blog desde as primeiras postagens sabe o quanto mudei o meu pensamento. Muitos vêem isso como uma fraqueza, pois não consigo definir uma estratégia sólida que perdure por muito tempo, mas na minha opinião, isso é algo bom, pois a todo momento estou me aprimorando. Já tentei comprar e vender opções, fazer venda coberta de opções, trades, daytrades, swing trades, buy & hold, e tudo mais que eu acredita ser uma boa estratégia.

Hoje, percebo que se não tivesse feito nada disso, não teria compreendido o mercado e nunca teria o conhecimento que tenho agora. Acredito que muitas vezes, o melhor jeito de conseguir aprimorar nossa estratégia é quando tomamos prejuízo, porque é quando sentimos na pele que alguma coisa está errada. Devo ter perdido algo próximo a 20% do todo o dinheiro que já investi. Isso não é muito, já que o meu aporte não é lá grande coisa, mas não vejo isso como um prejuízo, mas sim como um gasto em conhecimento, como o preço de um livro ou o de uma aula de investimentos.

Para concluir, gostaria apenas de dizer que, sempre aprimorem o sua estratégia e seu método de investimento. Não parem na primeira fórmula mágica que mostrarem a você, sempre encontre o seu melhor meio de investir, seja fazendo uma junção de duas ou mais estratégias, para comprar e vender papéis de milho no verão de cada ano, ou para comprar ativos no mercado à vista. Nunca, absolutamente NUNCA acredite que uma estratégia de um livro ou site é a fórmula mágica para lhe fazer ficar rico, já que se esta estratégia fosse o Santo Graal dos investimentos, a mesma estaria guardada a sete chaves.

Uta!