Uma vez estagiário, sempre estagiário.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Equalizer, Sua Vida, Seu Mundo, Seu Verdadeiro Norte

Escrito por with 8 comentários
Ontem tive o prazer de assistir o filme Equalizer (2014), um longa onde  podemos ver Chloë Grace Moretz contracenando com Denzel Washington. O enredo do filme é simples, McCall (Denzel Washington) tem uma vida tranquila quando um ato de bondade com uma jovem prostituta (Chloë Moretz) faz com que ele fique na mira da máfia russa. Um filme imperdível que ficará na lista dos melhores filmes que já vi.

Porém gostaria de comentar uma coisa que me marcou muito neste filme e que gostaria de compartilhar com vocês. A conversa que Chloë tem com Denzel, que me lembrou de uma grande mudança de pensamento que tive nestes últimos meses.

A conversa

Denzel: Eu acho que você pode ser o que você quiser ser.
Chloe: Talvez em seu mundo. Não é assim que acontece no meu mundo.
Denzel: Mude o seu mundo.
[...]
Chloe: 100 livros para ler hein? Quantos livros você já leu?
Denzel: 91
Chloe: Está quase terminando hein... O que vai fazer depois disso?
Denzel: Irei ter aulas de canto e depois irei abrir uma fábrica de donuts.

O que esta simples conversa tem de tão importante?
Uma coisa que muitas pessoas esquecem no meio de suas vidas, que é, você é o único dono da sua vida, e é você quem deve ditar como ela será.

Responda a esta pergunta: O que você gostaria da sua vida daqui pra frente?

Sei que muitos iriam responder, "Quero ter cada vez mais dinheiro para a minha independência financeira". Sinceramente, se é isso que você pensou, sinto muito, você precisa rever seus objetivos. Não existe uma resposta simples quando o assunto é as nossas vidas.
Para mim, se alguém me fizesse esta mesma pergunta, a minha resposta seria:

Gostaria de ter um mestrado e um doutorado, abrir minha própria empresa, começar a ter aulas de francês, italiano e talvez espanhol, ter um filho ou uma filha ou os dois, ler no mínimo 20 livros por ano, trabalhar no que gosto, ser um inventor, quem sabe ter aulas de química e eletrônica básica, aprender como tocar bateria, quem sabe começar uma escola com métodos de ensino diferentes, lutar boxe, ganhar um campeonato estadual, nacional e porque não mundial, correr uma maratona, ter uma casa no campo ou quem sabe uma boa casa na cidade, quero aprender o básico de astronomia e física quântica, gostaria de mudar a vida de uma pessoa pra sempre, e porque não, uma parte da cultura ou sociedade.

Quando comento isso com as pessoas, a primeira reação delas é dizer, "você quer muita coisa hein, talvez você devesse escolher apenas uma ou duas, porque é isso que irá conseguir na sua vida".

Não, não irei escolher. Porque esta é a minha vida e de mais ninguém, quem traça o caminho dela sou eu. E outra, isso é o que desejo pra mim hoje, amanhã tudo pode mudar. A questão é, nunca terei apenas um ou dois objetivos para a minha vida, sempre serão dezenas, milhares, pois uma vida sem um objetivo é uma vida desperdiçada. A cada dia que não fazemos algo para atingir nossos objetivos é um dia desperdiçado em nossas vidas. Para mim, a vida se resume em atingir objetivos do primeiro ao último dia.

Sempre comento para as pessoas que, indiferente do que você quer fazer, se for contra o pensamento comum, 99,9% das pessoas irão te reprimir, 0,01% irão estar ao seu lado no processo, porém somente você tem a capacidade de fazer aquilo que você quer para sua vida. O que mais vejo hoje são pessoas reclamando que por conta de terceiros, eles estão onde estão. Se a sua vida está do jeito que está é por culpa sua e somente sua. Se você quer mudá-la por que então fica fazendo sempre a mesma coisa todos os dias?

Você define a sua vida e seus objetivos, não as outras pessoas.

E você? Faz aquilo que gosta... Ou aquilo que disseram para você gostar? Corre atrás dos seus sonhos transformando-os em realidade, ou irá morrer com eles? Independente da sua religião... Temos apenas uma vida, faça-a valer a pena.

Uta!

8 comentários:

  1. Olá, Estagiário!
    Eu gostei muito do filme também, mas do Denzel eu me impressiono mesmo com o filme "Dia De Treinamento" é o melhor filme policial já feito em minha opinião.
    Gostei da sua reflexão, concordo com ela.
    By the way, parabéns pelos 100.000 views, estou chegando nessa marca e estou contente também!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Soul,

      Dia de Treinamento... Vou vê-lo hoje :)
      Obrigado meu amigo!

      Uta!

      Excluir
  2. Grande Estagiário!

    Um tapa na cara dos acomodados! "Uma coisa que muitas pessoas esquecem no meio de suas vidas, que é, você é o único dono da sua vida, e é você quem deve ditar como ela será." - frase perfeita, não me conformo como as pessoas se deixam levar pela cabeças das outras...

    Seu pensamento está correto, porém acho que devemos ter foco naquilo que fazemos, se tentarmos fazer tudo ao mesmo tempo, não vai rolar. Acho válido ter uma lista de desejos como a sua, mas ter uma organização, focar naquilo que é mais útil ou importante e após o desenvolvimento disso, passar pra outra. Veja meu exemplo: adoro ler, esse ano li apenas 3 livros. Por quê? Porque estou usando o tempo de leitura para estudar inglês que é mais prioridade. Já tentei e não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

    Grande abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Corey,

      As pessoas se deixam levar por tudo, seja por religião, pais, amigos, sociedade... Acredito que tudo na nossa vida tem um peso sim, mas precisamos analisar e verificar se aquilo realmente se encaixa no que queremos pra nós.

      Concordo com você. Temos que ter um pouco de foco sim, porque se não, iremos ficar loucos com tudo o que precisamos fazer... Mas acredito que o principal é termos diversos objetivos... Alguns serão principais, outros secundários, mas o importante é tê-los :)

      Uta!

      Excluir
  3. Fala, Estagiário!

    Concordo plenamente com você. Fazer várias coisas simultaneamente é possível! No entanto deve haver organização e disciplina, inclusive colocando metas temporais e alcançáveis para a execução de cada coisa. Se não houver uma boa organização pode ser negativo e a pessoa pode até se frustrar, levando em conta que iniciará muitas coisas e desistirá de muitas delas no meio do caminho.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PM,

      Com certeza temos que ter organizacao e disciplina, e tambem e necessario colocar metas temporais para sabermos se estamos postergando nossos sonhos ou nao.

      Uta!

      Excluir
  4. Parabéns! Comecei a pensar assim recentemente também. Andava vivendo a vida no curtíssimo prazo, com aquele "saudosismo" de como as coisas eram mais fáceis/melhores/mais divertidas antigamente e etc. No final do ano passado decidi mudar também e fazer o que eu quero e o que eu gosto, além das minhas obrigações.

    Percebi que, ao contrário do que eu achava, eu poderia ter e fazer o que eu quisesse. A partir dai, estou indo a luta!

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IC,

      Exatamente, este modo de viver eh muito mais dificil, mas ao memso tempo mais divertido e podemos saborear a vida com um gosto mais palatavel. :)

      Uta!

      Excluir