Uma vez estagiário, sempre estagiário.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cuidado com as fórmulas mágicas de investimento

Escrito por with 6 comentários
Se existe algo que eu descobri na dor, foi que não existe nenhuma fórmula mágica para conseguir ganhar dinheiro na bolsa de valores. A alocação de ativos do HC Investimentos, as técnicas do Bastter, técnicas de precificação do Damoran, enfim... Nenhuma delas é a fórmula mágica para ficar rico. Por isso sempre digo aqui no blog, que nenhuma das estratégias que comento aqui devem ser utilizada de maneira cega, muito menos são estratégias garantidas de lucros.

O que me motivou a escrever esta postagem foi o debate acalorado na postagem do site do dimarcinho, onde o mesmo comentou que, se seguirmos a ideia de compras mensais para rebalanceamento de ativos, em determinadas circunstâncias podemos estar aportando em locais errados.

A discussão foi muito além deste tópico que vai contra o senso comum de que devemos comprar sempre a ação que caiu mais em um determinado período a fim de sempre rebalancear a carteira, mas o que predominou foram ataques ad hominem aos que divergem da ideologia mostrada para o público leigo. Acredito que algumas estratégias são muito importantes para instigar o investidor leigo a procurar por mais informação. Se não fosse o Bastter, possivelmente eu não teria adquirido a vontade de saber mais sobre opções, mas isso não quer dizer que hoje, depois de muito ler sobre o assunto, acredite que aquela estratégia mostrada por ele seja boa. Ela teve o seu objetivo mas isso não quer dizer que seja a verdade absoluta.

Se existem dois blogueiros que fico entusiasmado todas as vezes que saem novas postagens são o dimarcinho e o Soul Surfer. Ambos normalmente vão contra o que a maioria das pessoas pensa, muitas vezes vão contra ao que acredito ser uma boa estratégia, mas isso que é interessante, pois ambos nos fazem refletir na nossa estratégia.

Quem acompanha o blog desde as primeiras postagens sabe o quanto mudei o meu pensamento. Muitos vêem isso como uma fraqueza, pois não consigo definir uma estratégia sólida que perdure por muito tempo, mas na minha opinião, isso é algo bom, pois a todo momento estou me aprimorando. Já tentei comprar e vender opções, fazer venda coberta de opções, trades, daytrades, swing trades, buy & hold, e tudo mais que eu acredita ser uma boa estratégia.

Hoje, percebo que se não tivesse feito nada disso, não teria compreendido o mercado e nunca teria o conhecimento que tenho agora. Acredito que muitas vezes, o melhor jeito de conseguir aprimorar nossa estratégia é quando tomamos prejuízo, porque é quando sentimos na pele que alguma coisa está errada. Devo ter perdido algo próximo a 20% do todo o dinheiro que já investi. Isso não é muito, já que o meu aporte não é lá grande coisa, mas não vejo isso como um prejuízo, mas sim como um gasto em conhecimento, como o preço de um livro ou o de uma aula de investimentos.

Para concluir, gostaria apenas de dizer que, sempre aprimorem o sua estratégia e seu método de investimento. Não parem na primeira fórmula mágica que mostrarem a você, sempre encontre o seu melhor meio de investir, seja fazendo uma junção de duas ou mais estratégias, para comprar e vender papéis de milho no verão de cada ano, ou para comprar ativos no mercado à vista. Nunca, absolutamente NUNCA acredite que uma estratégia de um livro ou site é a fórmula mágica para lhe fazer ficar rico, já que se esta estratégia fosse o Santo Graal dos investimentos, a mesma estaria guardada a sete chaves.

Uta!

6 comentários:

  1. Fala, estagiário!

    Me deixa muitíssimo feliz ler esse seu texto. Mostra que meus esforços em fazer as pessoas pensarem não têm sido em vão.

    Entender e compreender assuntos é algo complexo. Às vezes nós lemos coisas e achamos que entendemos, mas muitas dessas vezes isso é falso. É possível que a compreensão do assunto se extenda a pontos ainda não consigamos enxergar simplesmente por falta de bagagem.

    Quer um exemplo bobo: quando Buffett fala que a 1a regra é não perder dinheiro e a 2a regra é não esquecer da 1a, isso exige uma compreensão abstrata.

    É bastante claro para todos os investidores que é impossível não perder dinheiro na bolsa. Que ganha-se com o lucros maiores que prejuízos. Mas o que Buffett quer dizer com isso então? El quer dizer que vc não pode tomar um TOMBO. Aquele forte, onde perde 50% do capital. O mercado não liga para os seus preços adquiridos. Se um cara entra no mesmo dia que vc após vc ter perdido 50% do capital pra ganhar 100% (recuperando). Vc acha normal? Não... ou seja, ele quer dizer que vc NÃO PODE se dar ao luxo de perder muito. Simplesmente pelo fato de não ter volta.

    Desta maneira, vc deve buscar mecanismos onde vc ficará protegido deste cenário com uma booooooooa probabilidade. E se possível, cortando totalmente este cenário.

    Agora, note que esta regrinha boba envolve toda esta abstração. Imagina quando a coisa vai ficando mais séria e aprofundada?

    Enfim, parabéns!!! Vejo que está no caminho certo. Leia o livro Desafio aos Deuses. Acho q vc já possui a bagagem para esse tipo de compreensão. Mas é livro pra ser lido com calma, pois tem muita dessas passagens aparentemente simples, mas que possuem MUITO significado.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dimarcinho,

      Concordo com você que o nosso conhecimento influencia e muito no que aprendemos. Quando li pela primeira vez o Pai Rico Pai Pobre, eu tive uma visão da história, porém, quando li pela segunda vez, depois de alguns anos, tive uma outra leitura.

      Temos que ser críticos com algumas coisas... No mundo das finanças e investimentos ainda mais, porque ninguém irá dizer como conseguir dinheiro rápido e fácil. Essas técnicas que todos nós discutimos são excelentes para aprimorarmos nossa estratégia... Eu mesmo já errei muitas vezes, perdi dinheiro, mas sempre aprimorei as ideias, e nunca fiz um erro igual ao outro.

      Uta!

      Excluir
  2. Caro estagiário, por um tempo investi na Bolsa, mas vi que não é essa maravilha toda que muitos pregam.
    Até os meus 30 anos, não dei muito valor ao Dinheiro, gastava e não me preocupava em poupar, até que fui convidado a fazer um mini curso de investimento na Bolas e similares, é claro que só mostravam as maravilhas de diversas ações no tempo, empolgado comecei a investi, ganhei um pouco, mas descobri que me tomava muito tempo e não tinha essa rentabilidade toda.
    Como experiência foi ótima, passei a dar valor ao dinheiro e entender o significado da frase " Tempo é dinheiro".
    Como meu salário não é muito, passei a fazer investimentos que não são de Grifes, comprei um terreno na periferia, analisei que o local de um grande potencial de valorização, mesmo que demorada, passei aos poucos fazer umas 1/4 de aluguel e ao longo dos anos apliquei tudo neste empreendimento, fora isso vendi produtos no ML e arremetei algumas coisas em leilões trabalhista e com o lucro comprei outro terreno.
    Ainda hoje não estou colhendo plenamente os dividendos, pois estou terminando mais 2 casas, ai sim terei ao longo desses anos um empreendimentos Super valorizados e dividendos com alugueis sem estar devendo nada a ninguém.
    Resumindo, pra mim existem vários outros investimento que não são de grifes, mas em comparativo com rentabilidade e instabilidade da Bolsa, são muito melhore e proporciona tempo livre pra viver o bom da vida, que eu meu maior objetivo.


    JFG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JFG,

      Falar que a bolsa é o melhor investimento do mundo, está completamente errado. Cada um tem mais facilidade em determinadas coisa que se analisadas, podem nos render melhores rendimentos em outros tipos de ativos.

      UTA!

      Excluir
  3. Olá Estagiário, tudo bem?

    Como vc sumiu do blog do tetzner, vim visitar vc aqui.

    Vc poderia dizer qual é a sua estratégia de investimento atual?

    Eu estou adotando a estrategia do buy and hold para compra de ações e estou muito satisfeito.
    Estou aos poucos ganhando conhecimento e estudando as empresas com mais profundidade a cada dia que passa.

    Abs
    C.White.Sox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala White Sox,

      Estou na mesma, FIIs, TD's e ações. A questão é que agora estou mais líquido e surfando um pouco mais nas especulações.

      Agora que você está estudando, foque em juntar todo este conhecimento para criar uma estratégia que se encaixe perfeitamente no seu perfil. Não ligue para o que os outros irão dizer, se você está contente com ela, faça-a.

      Uta!

      Excluir