Uma vez estagiário, sempre estagiário.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Teste de Proficiência : O TOEFL

Escrito por with 10 comentários
Depois de escolher qual o país que deseja fazer intercâmbio, você normalmente precisará fazer um teste de proficiência na língua mostrando qual o seu nível de compreensão do idioma oficial do país que deseja passar um período. Este teste é necessário em quase todos os programas de intercâmbio pois mostrará qual o nível de entendimento da língua estrangeira e qual será o nível de dificuldade que o estrangeiro terá no outro país.

Existem milhares de testes de proficiência em quase todas as línguas. O DELE para o espanhol, o DELF e DALF para o francês, o Celi e o CILS para o italiano, e o TOEFL, IELTS e Cambridge para o inglês americano e britânico.

Dentre todos estes testes, fui obrigado a fazer um referente ao inglês, mais precisamente o TOEFL, e será ele o tema principal desta postagem.

O que é o TOEFL

O TOEFL é um exame de proficiência voltado exclusivamente para estudantes que desejam adquirir um comprovante de proficiência na língua inglesa. Ele é aceito por diversas universidades, dentre elas todas as presentes nos Estados Unidos e Canadá.

Tipos de TOEFL

Existem três tipos de TOEFL, o IBT (Internet Based Test), PBT (Paper Based Test) e ITP (Institutional Test Program). O IBT e o PBT são muito semelhantes, o que diferente ambos é que um é feito totalmente pela internet e o outro é feito por papel impresso. Vale ressaltar que o PBT só é aplicado em locais onde não se possui nenhum centro de aplicação do IBT. O ITP é o mais fácil dentre todos eles, porém não é um exame internacionalmente conhecido. Aqui no Brasil temos diversos centros aplicadores do IBT, consequentemente foi este o tipo de exame que fiz.

Preço do TOEFL IBT

O preço de uma prova do TOEFL IBT é de U$210,00, algo próximo a R$550,00 contando taxas e impostos.

A pontuação

A pontuação do TOEFL vai de 0 a 120, sendo 30 pontos para cada uma das quatro competências, listening, writing, reading e reading. Não existe reprovado ou aprovado neste exame, mas sim uma pontuação e um nível que será atribuído a você. São quatro níveis, A1, B1, B2 e C1. A1 é o iniciante, aquele que possui uma pontuação abaixo ou igual a 56, aquela pessoa que entende pouco do idioma e que terá grandes dificuldades na hora de se comunicar. O B1 é o intermediário, que consegue uma nota de 57 a 86 no exame, aqui se encaixa a maioria das pessoas que fizeram inglês durante um período da vida e conseguem se comunicar mais facilmente mas que ainda utiliza o imbramation. O B2 é o avançado, que possui uma nota de 97 a 109 no TOEFL, é aquela pessoa que já possui mais familiaridade na língua, que tem contato quase que diário. E por fim, o C1, é aquela pessoa que tira acima de 110 e é considerado fluente ou nativo da língua.

A prova

O exame consiste em quatro seções.

  • Reading: 4 passagens com 14 questões cada. 60 Minutos.
  • Listening: 6 Aulas, 6 questões cada. 3 Conversações, 5 questões cada. 60 Minutos.
  • Speaking: 6 Perguntas, 2 independentes e 4 integradas. 20 Minutos
  • Writing: 1 integrada, 1 independente. 30 Minutos

Duração da prova com break de 10 minutos : 4 horas.

No Reading, você precisará ler alguns textos e depois responder as perguntas. Na maioria das perguntas o texto aparece ao lado, então é mais performático ler a pergunta e depois procurar no texto a resposta. Vale lembrar que cada passagem de leitura tem aproximadamente 5 parágrafos de 6 a 8 linhas cada. Alguns exemplos de perguntas: O que significa a palavra X no techo; Qual a opção que descreve melhor o trecho do texto; Com estes parágrafos, monte o tema principal do texto. Nesta etapa é possível ir pra frente e voltar para revisar alguma resposta depois.

Dica: Você tem 60 minutos para responder a aproximadamente 56 questões, isso significa que terá pouco mais de um minuto para cada questão. Os textos serão longos e alguns serão específicos de um tema, o que pode gerar dúvidas enquanto a alguma passagem. Faça uma leitura dinâmica primeiro e depois vá para as perguntas. NÃO PULE NENHUMA, FAÇA NA ORDEM, você não terá tempo de voltar para fazer a revisão.

Na parte do Listening, você terá que ouvir seis passagens de aulas, que podem ser de qualquer matéria (no meu caso foram aulas de astronomia e história). As aulas são divididas em dois tipos, uma que só o professor fala e outra que os alunos participam, esta segunda normalmente os alunos apontam alguns argumento ou fazem alguma pergunta ao professor, portanto é necessário um pouco mais de atenção. As conversações são sempre relacionadas a universidade. Quando fiz as conversas eram sobre um aluno perguntando onde ficava o refeitório, como fazia para pedir o cancelamento de uma matéria e a última sobre as regras do dormitório. As perguntas normalmente são sobre qual o tema da conversa, qual a opinião dos alunos em relação ao assunto ou ainda quais são os passos para encontrar/inscrever-se em algo.

Dica: Aqui o tempo não é o maior problema, mas o principal agravante é que não há como ouvir novamente as passagens, portanto a atenção deve a maior possível. Cuidado na hora de ouvir as conversas sobre a aula, pois como são temas diversos, é necessário saber qual a matéria e qual o tema da aula para dar justificativas coesas. No meu teste as aulas de astronomia falavam sobre a lua de Júpiter, Europa. Se a pessoa estivesse desatenta, ela poderia confundir com o continente, e poderia ser problemático para o aluno responder as perguntas.

O speaking é a pior seção de todas, nela você terá que responder a uma pergunta falando. Você terá um tempo de 15 a 30 segundos para preparar a sua resposta, portanto atenção. Serão seis perguntas, sendo duas independentes, ou seja, não é preciso se basear em nenhuma leitura ou passagem para fazer sua resposta. As outras quatro perguntas é necessário que a resposta tenha base em algo, ou um texto ou uma passagem que será necessário escutar e então falar sobre ela. Você terá entre 45 a 60 segundos para responder, então cuidado com o tempo. Outro ponto, caso erre em algo, diga "I'm sorry" ou "Sorry, I mean" como se tivesse falando com uma outra pessoa.

Dica: Você provavelmente irá fazer esta parte com mais pessoas na sala, então terá muita gente falando ao mesmo tempo, isso é um tremendo pé no saco, então tente se concentrar. Não adianta escrever o que irá falar, primeiro porque soará superficial e segundo porque não dá tempo de fazer uma pergunta bem feita. Ao invés de escrever tudo, anote os pontos principais ou palavras.

No writing será necessário fazer dois textos, um livre e outro baseado em algum texto. No meu caso, tive acesso a um texto que era a favor de um determinado assunto e a uma conversa entre pessoas que era contra ao assunto, portanto o texto era para pontuar as divergências e comentar sobre. Nesta parte você terá 20 minutos para criar a dissertação. Por fim, será necessário fazer um texto livre sobre determinado tema. Normalmente eles pedem entre 4 a 5 parágrafos, um de introdução, dois ou três com argumentos e o último para fechar o texto. Se o assunto principal for de conhecimento seu, maravilha, senão terá que tirar entre 500 a 800 palavras para ter um texto com conteúdo.

Dica: Receita de bolo, introdução, três parágrafos com argumentos e conclusão. Faça isso e terá uma boa pontuação. Não utilize palavras que não saiba e tente conjugar os verbos corretamente. Faça um texto com conteúdo e ao mesmo tempo sucinto, mostre que você sabe passar o que pensa para o papel.

Dicas gerais

Se você não tem uma boa base de inglês, esqueça o teste de proficiência, pois gastará dinheiro a toa. De nada adianta mostrar que tem um inglês básico, só é interessante para pessoas com uma base forte, pois pode ser uma demonstração de domínio ao menos intermediário da língua.
Vá preparado para dar total atenção ao teste, e com muita paciência. Leve água e algo para comer, se possível um remédio para dor de cabeça, caso sofra de enxaqueca.
O resultado demora para sair então tenha paciência.

Caso tenham mais alguma dúvida sobre o teste, sintam-se a vontade em perguntar.

Uta!

10 comentários:

  1. Porra, o Dividendos é um escrotão e só recentemente tenho percebido isso. Te sacaneou com força no blog do Economicamente Incorreto. O cara tem mais de 1M com menos de 35 anos às custas de berço de ouro e quer sacanear quem tenta ganhar a vida. Perdeu o limite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha,
      Cada um é cada um Anônimo.
      Ele não falou nada, apenas deu risada e concordou com o anônimo de lá. Gostar não gostei, mas temos que conviver com pessoas que tem opiniões diferentes da nossa :)

      Uta!

      Excluir
  2. Você já está no Canadá?

    Como fica os investimentos, vai investir na Bolsa de Valores do Canadá ou manter tudo na Bovespa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Ainda não, possivelmente no final deste mês estarei pisando nas terras geladas do norte.
      Vou deixar tudo como está, não vou mexer em nada. Verificarei qual é a burocracia para se abrir uma conta para se investir por lá, quem sabe. :)

      Uta!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Se tudo der certo, no final deste mês Guardião :)

      Uta!

      Excluir
  4. Pode me dizer se tem algum programa (gratis ou mesmo que pago, mas barato) que emula o TOEFL? Queria ver qual nível eu consigo atingir com meu inglês atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.testden.com/jasaibtdemo/demohome.htm
      :)
      Uta!

      Excluir
  5. Estag, eu nunca dei importância ao idioma inglês quando era jovem e sinto falta hoje. Depois de adulto, e principalmente nos últimos anos, tenho me esforçado para me aprimorar e apesar da boa fluência, ainda tenho algumas dificuldades. Fiz a prova de Cambridge Advanced ontem (CAE). O Resultado sai no final de julho.
    O estilo da prova é parecido, dependendo do resultado do CAE vou partir para o TOEFL ou CPE (Proficiency)
    Vamos ver!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,
      Recomendo que fique no Cambridge ou faça o IELTS, pelo menos eles são válidos pra vida total, o TOEFL tem validade de 2 anos e é mais pra estudantes. :)
      Uta!

      Excluir