Uma vez estagiário, sempre estagiário.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Os três eixos das estratégias em ações

Escrito por with 9 comentários
Quando falamos em investir em ações, o que mais ouvimos sobre estratégia é que existe apenas um eixo com dois lados, o Buy&Hold e os Trades.

Contudo, este é apenas uma parte de um plano tridimensional que possui também outros dois eixos, um que demonstra a complexidade da estratégia e outro que diz se a estratégia trabalha com alto ou baixo turnover. Isso significa que podemos ter uma estratégia de Buy&Hold que é complexa e com baixo turnover, ou ainda uma vertente de Trades que é simples com alto turnover. Com base nestes eixos, que o investidor tem que escolher a estratégia que melhor se encaixa em seu perfil.

Quando conseguimos visualizar estes três eixos, tudo fica mais fácil na hora de discutir sobre estratégias, pois sabemos que cada um tem seus pontos fracos e fortes além das suas peculiaridades. Por exemplo, os defensores do "não olhe para a cotação" podem se enquadrar em uma estratégia Buy&Hold simples e com baixo turnover, afinal escolhem não analisar a cotação da ação em troca da simplicidade e nas compras mensais que fazem com que a rotatividade da carteira seja muito pequena. Outro exemplo são os defensores do "preço-justo", onde podemos dizer que é uma estratégia de Buy&Hold complexa e com alto turnover, afinal, existem diversos estudos que o investidor deverá fazer a fim de encontrar os preços interessantes para determinados ativos.

Eixo tridimensional das estratégias de investimentos
Vamos imaginar o seguinte:
Z+ : baixo turnover, Z- : alto turnover
Y+ : Complexo, Y- : Simples
X+ : Buy&Hold, X- : Trades

A maioria das pessoas possui estratégias que estão situadas na área X+Z+, com oscilações em Y. O que temos que levar em conta é que por mais que uma estratégia X+Z+Y+ seja semelhante a uma X+Z+Y- elas não são iguais, e não devem ser comparadas somente com relação a rentabilidade, ou seja, devem ser analisados outros fatores, além de se criar um perfil do investidor para esta área do gráfico. Outro ponto também de suma importância é que existem autores que estudam apenas uma área dos investimentos, por conta disso é inviável utilizá-lo para se basear outros tipos de estratégias que não estejam no mesmo espaço.

Um exemplo prático, podemos usar como base um autor que defende estratégias de trades complexos com alto turnover (lê-se estratégia de daytrades de múltiplos indicadores gráficos) para comentar sobre estratégias de trades simples e baixo turnover (lê-se estratégia de swing trades com poucos indicadores gráficos)? Não, pois as lógicas utilizadas para a realidade do primeiro não são as mesmas para a realidade do segundo.

Portanto caros leitores, precisamos identificar em qual gráfico estamos para podermos dissertar sobre o assunto de maneira clara, objetiva e que renda bons argumentos e discussões.

E ai ? Em que área do gráfico está sua estratégia ?

Uta!

9 comentários:

  1. Olá Estagiário! Beleza?
    Olha, creio que podemos redefinir diversos termos (como se faz na blogosfera, onde valuation transforma-se em trade de valor, DCA ou value averaging vira "comprar sem olhar a cotação", etc), porém não creio que seja uma prática muito benéfica, pois faz que perdemos a simplicidade de poder ler um livro em alemão ou em inglês e saber o que um determinado termo significa.
    O quero dizer com isso? Os termos ativo e passivo, pelo menos no mundo de investimentos, não são utilizados na forma em que você empresta no texto.
    A gestão ativa é aquela que tenta gerar alpha (retorno superior a um determinado benchmarket depois de ajustado pelo risco - importante salientar o ajustado pelo risco, pois sem isso não é possível comparar nada, logo diversos fundos que mostram rentabilidades acima do CDI, sem ajustar pelo risco, não é uma história contada em sua completude).
    Só é possível fazer isso fazendo stock picking ou tatical asset allocation. Logo, quem compra ações, mesmo não olhando o preço, está fazendo gestão ativa, mesmo que talvez não saiba.
    Gestão passiva é simplesmente estar investindo num índice ou fundo que segue um deterrninado benchmarket.

    Portanto, no caso brasileiro, quem não investe em ETF está tentando superar os índices (e não há nada de errado em fazer isso), e fazendo gestão ativa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soul,
      Obrigado por explicar melhor o conceito do mercado. Mudei o texto para ativo = alta rotatividade de ações e passivo = baixa rotatividade de ações. Acho que agora ficou menos confuso talvez ? :)

      Uta!

      Excluir
    2. Olá estagiário!
      Uma estratégia passiva presume-se um baixo turnover (termo para rotatividade). Uma estratégia ativa presume-se um turnover mais alto e com maiores custos.
      Dá uma confundida os termos.
      Em tempo, achei bacana a sua forma de pensar a questão, minha contribuição foi apenas para aclarar como se entende normalmente determinados termos.

      Abraço!

      Excluir
    3. Soulsurfer,
      Agora sim :)
      Obrigado pela ajuda nos termos, sempre me embanano com isso. :D
      Muito obrigado
      Uta!

      Excluir
  2. Sem querer ser chato, mas você inventou isso aí. Fico legal e tal, mas não tem base nenhuma em bibliografia. Não que as pessoas não possam criar coisas novas, devem, mas então faça uma discussão mais longa e séria, com estado da arte etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Exato :)
      A discussão séria terá, mas por conta do tempo curto que estou tendo, irá ficar para depois. Mas não se preocupe, terá com certeza :)

      Uta!

      Excluir
    2. A opnião do Anônimo covarde das 21:09 que diz que inventado não é válido por não ter base em bibliografia é insignificante.
      Não considerar um novo ponto de vista, uma opnião diferente ou um assunto que lhe é desconhecido só porquê não foi postada uma bilbiografia é ridículo, para dizer o mínimo.
      Eu conheço este cara, não é a 1a vez que ele acusa alguém de inventar algo. Sei que é blogueiro e estou de olho nele e não é de hoje. A batata dele tá assando.

      BETO FISCAL

      Excluir
  3. Respostas
    1. Boa!
      Foge um pouco do padrão, o que torna a estratégia interessante :)

      Uta!

      Excluir