Uma vez estagiário, sempre estagiário.

terça-feira, 10 de junho de 2014

A História da Oportunidade

Escrito por with 7 comentários
Estava dando uma pesquisada na internet em alguns sites sobre investimentos, finanças e demais assuntos e encontrei um belo infográfico no fundersandfounders.com.


O infográfico mostra como os humanos criaram valor e fizeram dinheiro ao londo da história. Para aqueles que sabem ler inglês, sugiro que vejam a imagem, é muito interessante.

Pode-se perceber que tudo começa na pré-história, onde os caçadores eram as pessoas com mais valor, depois foram os cultivadores, depois os guerreiros que pilhavam os cultivadores, e então surgiu os artesãos que equipavam as tropas. Depois que todos os lugares foram conhecidos pela civilização européia, foi a vez dos exploradores serem as pessoas com maior valor agregado. Como eles precisavam vender seus produtos, tanto no velho como no novo mundo, foi necessário o aparecimento dos mercadores. Com abundância de matéria-prima, foi a vez das indústrias mecânicas serem a fonte principal do dinheiro e do valor agregado. Após este período, chegaram as industriais de larga escala, os perfuradores de petróleo, as corporações executivas, os financiadores que compravam e vendiam empresas até chegar no atual momento da história, onde o auge do valor agregado e da criação de riquezas está nas pessoas fundadoras de startups.

É interessante como a necessidade de coisas novas movimenta o dinheiro e o valor agregado do trabalho das pessoas, e o melhor, nenhuma das outras coisas está obsoleta hoje, ainda precisamos de comida, de segurança, de invenções e inovações, nada é excluído, tudo é incorporado.

Espero que gostem do infográfico.

Uta!

7 comentários:

  1. Muito bacana, só não entendi o "mais melhor". rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha...
      tinha mudado a palavra interessante por melhor e esqueci de tirar o mais :)

      Uta!

      Excluir
  2. Só faltou dizer que isso aconteceu no Canadá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não anônimo,
      Isso não aconteceu no Canadá, mas sim no mundo :)
      Uta!

      Excluir
  3. Estag,
    Muito bom, obrigado por compartilhar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Bem legal, Estagiário!

    O interessante é que lembra a discussão lá no site do AdP: se os caçadores derrubassem suas tendas para reconstruí-las sempre, é provável que estaríamos ali no primeiro estágio.... rsrsrs

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcinho, aí que você se engana, se não houvesse revés (barracas destruidas) dificilmente eles teriam evoluido. Os povos mais evoluidos são os povos dos locais mais inóspitos (regiões mais ao norte), como temparaturas adversas.
      Os índios da amazonia não precisaram evoluir muito porque para eles bastava viver com um shorts e um arpão de pesca

      Excluir