Uma vez estagiário, sempre estagiário.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Goodbye Brazil! See you in 2016!

Escrito por with 63 comentários
No ano passado estudei com muito afinco a fim de melhorar minha média ponderada que não estava nada boa. No final do ano, fiz um intensivo em inglês para conseguir uma nota no mínimo mediana no teste de proficiência. Tudo isso custou-me aproximadamente R$1.500,00 além de horas de estudos de matérias que não gostava.

Por fim, depois de muito esforço e sorte, posso dizer a vocês que irei para o Canadá passar uma estadia de 16 meses, começando em setembro e voltando só em janeiro de 2016. Irei para a University of Ontario Institute of Technology uma das melhores faculdades de tecnologia do país.


A partir de hoje, farei alguns vídeos e algumas postagens sobre o processo de intercâmbio para o Canadá. Irei mostrar também como todo universitário com notas medianas e com um inglês intermediário pode conseguir ir para um país de primeiro mundo, com tudo pago e ainda por cima ter a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades.

University of Ontario Institute of Technology
Escolhi o Canadá como sendo o país para o intercâmbio porque:

 - Quase 20% da população é imigrante
 - É um país de primeiro mundo
 - Possui alta taxa de investimentos em tecnologia e desenvolvimento
 - As universidades possuem equipamentos de ponta
 - São educados e bem receptivos
 - Tem o inglês e o francês como língua principal, sendo assim, há a possibilidade de se aprender um outro idioma
 - Neva
 - Faz Frio
 - Tem Hockey como esporte principal
 - O salário líquido de um trabalhador na área de TI fica entre 400 a 600% maior do que  no Brasil
 - É o país onde pretendo morar

É isso ai pessoal, fiz esta postagem para mostrar o quão feliz estou por ter sido aceito na universidade e que irei passar uma bela estadia em um país de primeiro mundo.

Uta!

63 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com a notícia e desejo todo o sucesso no Canadá. Parabéns, Estagiário!

    Só espero que continue postando notícias.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doutor,
      Muito obrigado :D

      Pode ter certeza que o blog continuará ativo :)

      Uta!

      Excluir
  2. Porra Parabéns uta!!!

    Vai continuar aportando?vai se descapitalizar muito?

    Independentemente da resposta, vai valer muito a pena...!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Forreta!
      Obrigado :)

      Vou continuar aportando sim, descapitalizar só daqui a alguns anos. hahahaha

      Uta!

      Excluir
  3. Muito bacana, Estagiário!
    Vai ser uma experiência muito legal para você, notícia muito boa mesmo.
    Meus parabéns, meu caro!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Estagiário,

    Seria aquele programa do governo federal, Ciência sem Fronteiras?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato 3B,
      Vou pelo Ciência Sem Fronteiras. :)
      Muito obrigado.
      Uta!

      Excluir
    2. fiz o TOEFL, mas a nota deve vir rindo de mim.... fui maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal

      Excluir
    3. Relaxa Maria,
      Pensei que iria muito mal mas no final fiquei na média :)
      É muito difícil conseguir notas altas e baixas, eles utilizam a curva normal como padrão :)

      Uta!

      Excluir
  5. O titulo estagiário é real mesmo!!! Parabens pela conquista.

    ResponderExcluir
  6. E aos poucos o Brasil vai perdendo gente que poderia fazer a diferença por aqui, mas tb, quem manda não dá suporte: "quem não dá assistência, abre espaço pra concorrência e perde a preferência".

    Parabéns cara, muda pra lá, ganha dinheiro, compra uma casa grande e aluga o basement baratinho pra mim, ok?

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Corey,
      Exato, se o Brasil desse melhores oportunidades, as pessoas não pensariam em ir embora do país. Infelizmente não é assim que ocorre então paciência.
      Hahahahah. Acho mais fácil você ir morar e eu alugar o basement hahahahah

      Uta!

      Excluir
  7. Parabéns cara! Só não pare com o blog quando estiver por lá...Aliás,aproveite sua estadia em um país civilizado e de 1º mundo pra compartilhar sempre com a gente suas experiências! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Não irei parar de postar e pode ter certeza que comentarei sobre como é a vida no país dos alces :)
      Obrigado!
      Uta!

      Excluir
  8. Bom demais, nada melhor que colher os frutos dos esforços. Parabéns pela etapa concluída e sorte na próxima etapa. Vc é universitário? Qual curso irá fazer?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Uó,
      Sou universitário sim, vou fazer o curso na área de TI lá, o mesmo do que aqui. :)
      Uta!

      Excluir
    2. Vai ficar com um curriculo bombado, muito bom! Vai se formar por lá?

      Excluir
    3. Infelizmente não irei me formar por lá, pois a graduação é do tipo "sanduíche".
      Faço um pouco aqui, vou pra lá, volto, e me formo aqui. Porém é lógico que posso colocar isso como diferencial no currículo. Outra coisa que eu estou indo buscar no Canadá é a fluência do inglês e a possibilidade de aprender a terceira língua através da imersão, o Francês.
      Com estes diferenciais e um doutorado em mãos, acredito que poderia entrar em uma empresa internacional, quem sabe :)

      UTa!

      Excluir
    4. vê se entra no site da Ubisoft. Vivem buscando pessoas ;)

      Excluir
  9. Parabéns Estagiário !!! Excelente noticia e uma grande oportunidade para você - continue postando os excelentes artigos sobre educação financeira e investimentos e, se não for pedir demais, comece a postar também as diferenças culturais que você perceber entre os dois países.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Executivo,
      Obrigado!
      Pode deixar que já estou pensando em tudo que irei postar do país gelado :)

      Uta!

      Excluir
  10. Muito bom, cara! Parabéns!

    Eu espero que você não resolva morar lá e retorne para contribuir para o crescimento de seu país, ainda que a seja tentadora a vontade de sair daqui. Não se torne mais um desses brasileiros mal agradecidos com a própria pátria!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Troll,
      Tenho um contrato com o governo brasileiro, onde preciso ficar no Brasil o mesmo período que fiquei lá no Canadá, a fim de trazer frutos para o Brasil como um todo.
      Irei cumprir com o protocolo, ficarei aqui e trarei benefícios para o Brasil. Porém, no longo prazo, a probabilidade de imigração é grande :)

      Uta!

      Excluir
  11. Parabéns estagiário!

    Espero que use essa oportunidade para realmente ESTUDAR. Infelizmente não boto fé nesse programa, pois o que mais vejo são "estudantes" fazendo farra no exterior com o dinheiro dos meus impostos, o famoso, Turismo sem Fronteiras. Logo, seja diferente dessas pessoas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL,
      Bom, não sei como foi os outros editais, mas este que estou fazendo preciso prestar contas com o governo com relação as notas da avaliação, isso significa que, preciso tirar uma boa nota no curso de inglês, caso contrário eu volto, e se eu não tirar boas notas nas matérias (lembrando que tenho que cursar 4 matérias por semestre) eles podem me mandar embora e eu ainda reaver o dinheiro gasto pelo governo.

      Esta ideia de zoação do pessoal do CsF é compreensível, mas é o que digo para todo mundo que fala isso... Todo mundo vê o pessoal curtindo, fazendo farra, saindo, viajando, mas são poucos os que veem as apresentações e monografias de 50 páginas que esses mesmos alunos tem que fazer.

      Conversando com o pessoal que está lá no Canadá, eles disseram que não há como sair pra festas no meio da semana, por conta de tanto trabalho que eles tem que entregar, sem contar que no período de estágio na faculdade, o pessoal só fica dentro dos laboratórios o dia inteiro.

      Novamente digo, o que é pintado para as pessoas não é a realidade de muitos :)

      Uta!

      Excluir
    2. Estagiário,

      Respeito o seu posicionamento, mas o fato é que 99% dos estudantes vão para fazer turismo sim. Enfim, como disse antes, espero que você faça parte dos 1% conscientes e responsáveis.

      Abraços.

      Excluir
    3. Exatamente IL e Estagiario!

      Aqui na China, nesse mesmo programa, 870 dólares por mes sao gastos com festa, cerveja, cachaça, viagens. Isso que conversei com uma menina de Seul, Coreia do Sul, são investidos 1270 dolares por mes. Onde esses 400 dolares a mais ela ja viajou pra Singapura, Japao, Filipinas, Tailandia etc. Compare com o salário mínimo brasileiro....

      Tenho dois pontos pra adicionar nessa conversa. O primeiro, precisamos investir numa educação básica, ai dentro do Brasil, pra depois quando o Brasil não conseguir mais absorver investimentos em educação, quando estiver saturado de investimento, ai sim mandar o pessoal para fora. Em contrapartida, continuamos a mal conseguir formar uma pessoa que saiba ler. O Brasil não tem nenhuma instituição de ensino superior entre as melhores 200 universidades do mundo. Mesmo sendo a 7a economia...

      Ouvi dizer que um dos motivos que o Japao conseguiu crescer da tal forma a chegar a ser a 2a economia do mundo, foi através de um programa similar ao CSF. Onde somente os melhores realmente viajavam para estudar fora e tentar aprender o máximo possível.

      Assim, minha opinião pessoal seria: Temos que fazer um CSF? Temos, mas acredito que não estejamos na hora certa.

      Soou um pouco agressivo, mas paragens Estagiario! Menos um sonho na lista haha

      Abracos!

      Excluir
    4. Olá Graduando,

      Com certeza a galera que consegue ter uma grana extra vai visitar outros países...
      Mas me diga.. As faculdades ai são tensas ou tranquilas?

      UTa!

      Excluir
    5. Ola Estagiario!

      Pelo que entendi acabou que dependeu da cidade. Na minha, por exemplo, o diretor tem a cabeça de comunista e da ordens sem nocao. Por exemplo, a galera mora no alojamento que fica no mesmo prédio das aulas, assim, se a pessoa não for na aula, batem na porta do quarto da pessoa. Também bateram na porta do quarto para chamar pra aula no dia do natal e quem não foi ameaçou de ir ligar para a embaixada.

      Outra coisa que me deixou triste, foi o que aconteceu com meus colegas eles estão em 100% das aulas, compraram passagem de avião para hongkong numa quarta feira, pois não viriam na aula nem quinta nem sexta. O diretor não autorizou, mesmo a embaixada ligando aqui na universidade e autorizando. Apos alegar que autorizaria, desligaram o telefone, ele exigiu uma declaração por escrito, e os colegas não conseguiram mais entrar em contato com a embaixada, perdendo o voo.
      Perderam mais de 300 reais, com troca de passagem pois havia passado o horário do voo, aproveitaram pouco a cidade e o diretor sempre gritava bastante, da pra ouvir do corredor, isso que são os alunos mais exemplares, tirando as maiores notas da universidade.

      Ja em outra cidade o diretor eh claro, faltar mais de 30% eh expulso, menos, tudo bem.

      Bem diferente da nossa cultura, aqui na minha sala estudam norte coreanos, o regime eh apertado pro lado deles. Tem uma pessoa mais velha que os acompanha 24% por dia com exceção do período das aulas, ou seja, eles não comem no refeitório, cozinham no próprio alojamento e praticamente nunca saem de la. Estao sempre de terno ora com o broche do ditador no peito ora com o broche da bandeira, mas nunca sem.

      Voltando pra pergunta, hahaahhahha, as faculdades sao no geral novas no quesito pesquisa, ainda não são muito citadas internacionalmente, mas o governo vem investindo fortemente nisso. Os laboratórios ja estão muito bem equipados e são organizadissimos. Visitei um que numa sala havia 3 impressoras 3d.

      A faculdade pros chineses, geralmente dividem um quarto com mais 5 pessoas e um banheiro. A população eh um pouco infantil, o que faz com que os universitários va a muito menos a festas e estude muito mais. Em compensação, a engenharia aqui tem um período de 4 anos. Normalmente, quem sai para barzinho são pessoas formadas.

      As crianças estão sendo agora alfabetizadas em inglês, com 1 ano e 2 meses uma criancinha me deu oi no metro em inglês. Ja desbanca os filhos dos primos de 6 anos que nem sabem q inglês existe. A próxima geração chinesa esta muito a frente da nossa, infelizmente. Precisamos correr atras desse atraso para nossos filhos, estagiário.

      Um abraco!

      Excluir
    6. Meu deus do céu!
      O negócio ai é osso hein!

      UTa!

      Excluir
  12. Ja dei parabens, mas dou novamente!!! Estou muito muito feliz por vc :D
    Quem sabe em breve não terei novidades por aqui tb? :P
    bjs
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú!
      Obrigado :D
      Quero ver vocês lá também hein, hahahaha

      UTa!

      Excluir
    2. Desconfio q estarei mais ao sul...

      Excluir
    3. Vai pra terra do Tio Sam ?
      Uta!

      Excluir
    4. Daqui umas semanas te digo se sim ou não :P

      Excluir
  13. Fala mal do PT agora, Estagiário...

    Existia isso nas UF na era FHC?
    Não, as Universidades estavam quebradas e o "Estado Mínimo Pró-Mercado" não tinha a Educação Pública como prioridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falo sim Anônimo,
      Continuo falando mal sim.
      Por que que o Brasil teve que criar o programa Ciência Sem Fronteiras?
      Porque ele tem o mínimo de preparo para fazer uma universidade que seja equiparável a mais fraquinha nos Estados Unidos ou no Canadá. Por que você acha que ele manda estudantes universitários para fora do país? Porque não tem a cara de pau de melhorar o ensino no Brasil.

      Falar que está construindo universidades até no meio da mata amazônica é fácil, agora, colocar professor de qualidade e dar um ensino com o mínimo de qualidade isso não faz. Pulveriza o repasse para novos campis e não melhora o que já tem. Continuo falando que o PT fez mal a este país, que está precisando importar know how dos alunos universitários para ter mão de obra com mais qualidade.

      Uta!

      Excluir
  14. Caro Estagiário, Parabéns!
    Muito estudo, muito conhecimento, muito frio, muito sucesso e muita grana pra vc cara.
    Você vai curtir!!!Aproveite ao máximo.
    Não deixe de postar
    Grande Abraço
    AgroInvestidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agro,
      Obrigado !
      Pode ter certeza que sempre irei postar novidades do outro lado da fronteira :)

      UTa!

      Excluir
  15. Mandou muito bem Estagiário !!! Desejo-lhe os maiores votos de Sucesso pq vc merece !! vai fazendo umas reportagens daquele lado da fronteira pois queremos ficar informados !!! rsrs Abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé,
      obrigado !
      Pode deixar, irei comentar como é viver nas terras geladas do norte :D

      UTa!

      Excluir
  16. Sensacional UTA!

    Parabéns, parabéns e mais parabéns! Demais!!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Estagiária, pela excelente oportunidade. Aproveite bastante e nos mantenha informados.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Olá estagiário!

    Essa sua historia lembrou a do meu sobrinho. Ele fez ciência da computação pela unicamp, e durante o curso fez estagio na França e EUA . Agora ele terminou a faculdade a facebook chamou ele para trabalhar lá nos EUA.
    Acho que alunos brilhantes sempre terão as portas abertas para o mundo, parabéns!

    Tenho um plano de investimentos para 15 anos , onde espero atingir meus objetivos financeiros. Após esse período onde espero atingir a minha independência financeira plena, tinha vontade tb de morar no exterior. Quem sabe a gente se encontra um dia por lá.

    Abçs
    C.WhiteSox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande CWhiteSox,
      Agora eu pergunto... Como seu sobrinho está no momento ? Acredito que bem de vida, e quando digo isso não digo somente no quesito financeiro, mas deve estar morando em uma boa casa, trabalhando em um bom lugar, gastando o tempo livre com coisas que realmente valem a pena gastar.

      Para bons profissionais e estudantes, não existe fronteiras.

      Conheço umas pessoas que possuem a mesma ideia :)
      Eu digo pra você, se você quiser sair do Brasil, saia, mesmo que seja pra viver no Equador, ou Panamá. Não imponha fronteiras pois quem faz isso limita a imaginação e ao crescimento :)

      Uta!

      Excluir
    2. Olá Estagiário!

      O meu sobrinho acabou de se formar (fez a formatura no começo do ano). Ele tem a viagem marcada para o fim de agosto, se não me engano. No momento ele se encontra por aqui e trabalha em são Paulo, não sei onde, por enquanto.

      Acho que ainda um dia vou encontrar livros de sua autoria nas livrarias ai pelo mundo.

      Sucesso e abçs
      C.White.Sox

      Excluir
    3. CWhiteSox,

      Seu sobrinho tem muita sorte, e pode ter certeza que ele será muito feliz por lá :)

      HAhahahah
      Tomara meu amigo! tomara! :)

      Uta!

      Excluir
  19. Fala, Estagiário!!!

    Meus parabénss!! Aproveite pra tentar ficar lá e suma dessa merda de país, onde pagamos impostos absurdos e recebemos um mínimo de retorno!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho,

      Você pode ter certeza que estou muito feliz de dar um /quit do Brasil mesmo que seja por alguns meses :)

      Uta!

      Excluir
  20. Estagiário parabéns pela conquista e pelo DOM da DEDICAÇÃO somente assim conseguimos conquistar nossas vitórias.

    Já definiu uma área de atuação dentro da TI, qual é?

    Eu também sou dessa área, mas considerado um DINOSSAURO já kkkkk, comecei a acompanha você lá pelo Blog do Tetzner parabéns pela sua dedicação também com os investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professor,
      Obrigado :)
      Acho que a dedicação não seja um dom, mas sim um estado de espírito, quando a vontade de "depois eu faço isso" é ultrapassada pela "vamos arregaçar as mangas".

      Então, ainda não sei com certeza, mas acredito que irei mais para a área de administração/projetos, que é a área que mais me chama a atenção no momento :D

      Seja bem vindo ao blog
      Sinta-se a vontade em comentar sempre que quiser :)

      UTa!

      Excluir
  21. Parabéns Estagiário! É bom ver que há blogueiros os quais se dedicam não apenas aos aportes, como também aos estudos! Você deveria tentar arrumar algum bico lá pra poder aumentar consideravelmente seu aporte, visto que você vai ganhar em dólar :3. Sou estagiário também, faço Direito em uma Federal que sempre fica entre o Top 5 país e quase sempre perto do topo, porém o CsF não é muito generoso com os estudantes de direito :/ No mais, to fazendo espanhol para tentar descolar alguma bolsa para Salamanca ou Sevilla, se eu não me engano o Capes disponibiliza alguma bolsa além do CsF para os estudantes de Humanas.
    Parabéns de novo pela aprovação na bolsa! Muito sucesso para ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado :)
      Eu sei que existem inúmeras bolsas que a CAPES e a CNPQ dão para o pessoal de humanas e exatas, só tem que pesquisar bem mesmo.
      Infelizmente, acredito que não poderei fazer nenhum bico por lá, devido a política severa do país de não gostar muito de pessoas que não contribuem com os impostos, e isso conta ponto negativo caso eu queira um visto permanente... Por conta disso acredito que não irei fazer bicos por lá.

      Uta!

      Excluir
    2. Obrigado por responder, Estagiário!

      Então, bolsas normais existem sim, atualmente eu recebo uma do PIBIC e to pensando em virar monitor e receber outra também. Porém, quanto as bolsas de Intercâmbio já não vejo muito para Direito, mas pra Engenharia tem de rodo! Cinco amigos meus tão indo pra Alemanha agora com tudo pago!

      Excluir
  22. Já estou meio velho (faço 30 este ano), mas fiquei interessado no q vc relatou. Sou formado em Ciência da Computação pela PUC-SP já há 8 anos e estou desempregado há mais de 1. Gostei da sua escolha, não sei a respeito da universidade, mas vi q fica bem próxima de Toronto. É complicado ser aceito, a bolsa é total? Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Então, fui aceito através do programa Ciência sem Fronteiras, programa esse para estudantes universitários. Recomendo que, se você deseja ir pra lá para morar, dê uma olhada em como imigrar através das províncias. Se você é formado em BCC e já tem experiência na área, existe altas chances de conseguir imigrar pra lá sem problemas, e ainda com certeza de trabalho, que paga-se na média algo em torno de 80 mil dólares anuais :)

      UTa!

      Excluir