Uma vez estagiário, sempre estagiário.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Como ganhar dinheiro ?

Escrito por with 11 comentários
Novamente estava lendo alguns blogs americanos e me deparei com uma história muito boa que irei contar aqui.
Quero deixar antes de tudo, que esta postagem de encontro a alguns grandes pensadores que muitos endeusam, por conta disso, quero que vocês tenham um pouco de mente aberta e tentem entender a essência da história.
Certo dia, depois de pesquisar muito sobre o mercado de ações, decidi investir meu suado dinheiro na renda variável, porém como não sou nada besta fui até um grande amigo que já era experiente neste mercado, para pedir alguns conselhos de como ganhar dinheiro no mercado de ações.

Abaixo segue a conversa que tivemos:

- Então John, me diga, o que você gostaria de saber sobre os investimentos na bolsa de valores ?
- Sinceramente, quero é ganhar dinheiro. Mas queria que você me desse algumas dicas, sabe como é, você tem experiência de anos nesta realidade, pode ajudar com alguma informação.
- Ok. Acho que eu posso lhe ajudar. Mas primeiro gostaria de pedir uma coisa. Me passe uma nota de cem dólares.
- Por quê ?
- Faz parte do aprendizado. Vamos lá, me passe a nota.
- Ok.
Eu passei a nota para Jimmy, que rasgou a nota.
- Ei! O que você está fazendo ?
- Me passe mais uma nota.
- Você não irá rasgá-la novamente né ?
- Me passe logo uma nota John.
Passei uma nota de vinte dólares, e novamente Jimmy a rasgou bem na minha frente.
- Jimmy, qual é o seu problema.
- Agora me passe mais uma nota.
- Eu não! Você vai rasgá-la novamente, eu é que não irei dar mais uma nota para você.
- Excelente. Você aprendeu a primeira regra da renda variável - disse Jimmy -. Qual é ?
- Nunca dê dinheiro para o seu amigo experiente na bolsa ?
- Não cabeçudo! Saiba perder dinheiro! Saiba o que faz você perder dinheiro, conheça sua mecânica, e entenda-a. Errar é humano, mas o mercado não perdoa. Se você souber o motivo pelo qual você perde dinheiro, conseguirá evoluir para se perder menos dinheiro, e se por ventura não conseguir aguentar os valores negativos... Caia fora! Você sempre, ouça bem SEMPRE irá perder em algum momento na renda variável, as vezes será muito, as vezes será pouco, mas você tem que estar ciente disso.
- Mas precisava rasgar meu dinheiro ?
- Lógico, a dor da perda será real, e não terá volta. Assim, você não fica com a ilusão que poderá ter seu dinheiro de volta.
Sinceramente, este foi o texto mais próximo do real que já li sobre o mercado de ações. Uma coisa que eu acho o cúmulo que é falado por Buffett é "Nunca perca dinheiro". Ora, se você não quer perder dinheiro, invista na poupança ou em CDB ou em renda fixa que não seja Tesouro Direto. Qualquer outra modalidade de investimentos você irá perder dinheiro, seja em qualquer momento, você irá perder e terá que aturar isso, ou então, saia da renda variável.

O investidor tem que aprender a perder dinheiro, e tem que ser dinheiro real. Nada de simulações, ele tem que perder aquele dinheiro que aportou um ou dois meses, tem que sentir o gosto amargo da perda e verificar se isso realmente é pra ele. O pequeno investidor tem que saber perder, não "nunca perder dinheiro". Tem que evoluir em conjunto com o mercado. Aquela estratégia que ele utilizava que levava ele a ficar com rentabilidade negativa, deve ser evoluída para que consiga obter rentabilidade positiva. O mercado de hoje não é igual ao mercado de décadas atrás, ele evolui e assim também devemos fazer, o problema é que sempre caímos nos mesmos erros.

Em resumo, é muito mais interessante saber perder do que nunca perder, pois quando sabemos perder, já temos uma noção de como será se acontecer novamente, e também teremos controle de nossas emoções em momentos em que todos estão perdendo a cabeça.

Uta!

11 comentários:

  1. Fala, estagiário,

    o grande problema da galera que segue as frases desses caras é pq vc precisa ENTENDER o que eles estão falando. Quando Buffett fala em perder dinheiro, não está falando em perder 1% em algum ano qualquer. Isso é impossível, todos perderão.

    Mas o que ele fala é que vc NÃÃÃÃÃOOOO pode se dar ao luxo de perder O dinheiro. Ou seja, perder 50%, 70%. É aquela história de seeeeeeempre: perdeu 50%, precisa agora de 100% de alta só pra voltar pra estaca zero (fora o custo de oportunidade...)

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Dimarcinho,
      O problema é que não temos explicações na blogosfera sobre essa frase para os novatos. E essa frase, assim como toda a bíblia, tem duplos sentidos que dá merda :)

      Uta!

      Excluir
  2. Grande Estagiário!

    Pelo que entendi lendo A Bola de Neve, Buffett diz que deve-se controlar o risco de perder dinheiro, não evita-lo, ele mesmo perdeu dinheiro durante a vida, mas como vc disse, percebeu que aguenta o tranco.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Corey,

      Este é o problema. Quando as pessoas pegam frases picadas do Buffett e saem distribuindo isso pela internet, iludem os pequenos investidores que começam a ter aversão a perdas e riscos. Quando ficam no negativo, começam a ter a ideia de que precisam recuperar o valor perdido, e ai a bola de neve é negativa :)

      Não podemos ter medo de perder, temos que saber perder e se possível quando perder, perder pouco.

      Uta!

      Excluir
  3. Quando WB diz: "nunca perca dinheiro", a maioria, principalmente os iniciantes, interpretam como uma disputa com o mercado em que nunca devemos ser derrotados por ele, causando um sentimento de vingança em caso de perda, como se o mercado lhe devesse algo, e ao por em pratica esse sentimento, tenta se "vingar" do mercado e tirar na marra o que foi lhe foi tomado, dificilmente tendo exito.
    O stress emocional somado com abalo financeiro e inexperiência causam uma combinação explosiva, que se não for letal, certamente deixará sequelas no investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Wagner,
      E é isso que quis passar aqui na postagem. Você tem que aprender a se controlar, a controlar seus instintos, ou sair desta modalidade, o que não tem problema, cada um tem seu nivel de aceitação de riscos.

      :)

      Uta!

      Excluir
  4. Pena, você levou a moedinha batizada do Eike!

    ResponderExcluir
  5. O que entendo é quando você tem consciência que irá perder, estará muito mais preparado para os ganhos. Do que adianta ganhar e ganhar se logo poderá perde e não estiver preparado? ex: Eike

    abs

    http://tornandouminvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente II,
      Você precisa estar preparado para perder e para ganhar, assim você terá cabeça para ambos os acontecimentos. :)

      Uta!

      Excluir