Uma vez estagiário, sempre estagiário.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Alugar ou Comprar um imóvel ?

Escrito por with 14 comentários
A atual sociedade brasileira tem na cabeça a seguinte frase pronta:
Estude, consiga um bom emprego, case, compre sua casa e se aposente.
Hoje vamos falar sobre a parte relacionada a aquisição da casa própria. Será que é melhor comprar uma casa ou viver em uma casa de aluguel?

Em um site de notícias financeiras canadense, li uma reportagem sobre este assunto. Nela, é informado sobre a alta dos preços nas grandes cidades e como as pessoas estão enfrentando hipotecas e financiamentos absurdos. Aqui no Brasil também estamos sofrendo com isso, mas de uma maneira um pouco mais perigosa através da nossa querida bolha imobiliária.

Hoje, o governo brasileiro está lançando diversas campanhas como o "Minha Casa, Minha Vida" para que qualquer pessoa, seja rico ou pobre, consiga comprar sua casa própria a juros baixos. O problema é que mesmo que os juros sejam baixos, o preço é alto e a qualidade deixa a desejar.

Aqui na minha cidade, um apartamento de dois quartos de 45m² da MRV chega a custar R$150.000,00. Olha o absurdo deste valor ? Isso sem contar a mensalidade do condomínio, os 50 apartamentos do seu bloco e os 10 blocos do seu condomínio. Ou seja, você paga valores absurdos por um local onde não tem nem 50m² e onde vivem mais umas 500 famílias. Não sei vocês, mas para mim, isso está longe de ser sinônimo de felicidade.

Apesar das altas dos preços dos imóveis, o valor dos alugueis não subiram na mesma proporção. Casas com 3 quartos, garagem para dois carros, em um ótimo bairro podem ser encontradas alugando por R$1.500,00.

Contudo, temos que analisar que em locações, o imóvel não é nosso, ou seja, o dono do mesmo pode querer ele de volta e você terá que arcar com uma dor de cabeça extra para encontrar um novo local para morar.

Outro ponto que deve ser analisado é, mobilidade. Vamos analisar por exemplo o meu caso. Tenho família aqui na minha cidade, minha namorada também é daqui, contudo, em nenhum momento estamos pensando em ficar presos a esta cidade, estado, e até mesmo no país. Nós iremos para onde conseguirmos melhores ofertas de trabalho ou qualidade de vida. Isso faz com que necessitemos de mobilidade de sair do local X para ir para outro local Y. Adquirir uma casa nestas circunstâncias é algo que trará dor de cabeça.

Ahhh... Mas ai você comprar uma casa, e se for mudar, vende ela.

O problema de se fazer isso é que, se precisar sair da cidade com urgência, terei que vender a casa a um preço mais baixo, podendo ficar no prejuízo, sem contar também toda a dor de cabeça de passar o imóvel para o nome do dono.

Agora, vamos imaginar um pai de família, que ele e a mulher possuem um trabalho mais fixo, e que desejam passar o resto da vida naquele lugar. Neste caso a aquisição de uma casa pode ser uma boa pedida. Com uma vida profissional mais definida e também com um valor investido, a aquisição pode ser feita a preços menores devido ao dinheiro já estar em mãos, dando assim o poder de barganha para o comprador.

Para concluir, acredito que a compra do imóvel deve ser feita após se obter uma ideia de fixação em algum lugar. Antes disso, alugar um imóvel pode ser uma boa pedida.

14 comentários:

  1. Estag, posso falar por mim, que estou nesta fase de casado, com filhos, esposa que trabalha e vida estável. Financeiramente ter a casa própria pode não ser a melhor opção, mas como diz a propaganda, existem coisas que não tem preço, portanto ter a oportunidade de montar sua casa do jeito que você quis e viver confortavelmente nela representa exatamente isso. Já viver numa casa que apesar de própria é mal localizada e você não tem dinheito para decorar, etc. É melhor mesmo morar de aluguel.

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI,

      Pois é, o seu caso exige uma coisa mais estável, por conta disso, a compra de uma casa própria realmente faz-se indispensável.
      Acredito que, quando temos uma vida mais estável, devemos sim procurar um lugar fixo para morar, pois assim nós não teremos surpresas desagradáveis.
      Agora, quando a vida não está definida ainda, a aquisição da casa própria pode esperar um pouco. :)

      Uta!

      Excluir
  2. Imóvel é um bem muito caro. Daí cada um ter seu ponto de vista, que deve ser respeitado, afinal de contas, cada um faz o que quiser com o seu dinheiro.
    Eu já fui do aluguel. Hoje sou proprietário.
    Mas, sou da turma que já fixou a vida em um lugar no qual sempre quis morar. Próximo à Praça da Liberdade em BH.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Anônimo,

      O que é bom para mim, pode não ser bom para você.
      Como você já conseguiu encontrar o local onde quer morar, a coisa já muda de figura. Assim como eu falei pro EI, digo para você, quando temos uma vida mais calma e fixa, exige-se uma moradia também fixa. Uma vida mais agitada, exige-se uma moradia mais arrojada, onde hoje eu posso estar aqui, e daqui dois meses posso estar a 500 km :)

      Uta!

      Excluir
  3. Grande Estagiário!

    Muito bom questionar dogmas estabelecidos! No meu caso só fui perceber o quanto é bom morar de aluguel qd deixei meu apê buscando um lugar mais tranquilo, agora com a iminência de ter que mudar de cidade isso se tornou ainda mais importante. Acho que o cenário ideal é vc obter renda de aluguel e pagar o seu aluguel, dá quase que na mesma de morar num imóvel próprio com a vantagem da mobilidade.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Corey!!!

      Adoro assuntos polêmicos mas com pessoas inteligentes.
      Está também é uma boa solução, adquirir um imóvel e alugar outro, pagando este com o aluguel do seu imóvel. O problema é que isso meio que limita você, porque convenhamos, você não poderá ir para outro estado ou país deixando seu imóvel apenas para a imobiliária cuidar. Acho que este método é interessante quando você fixou ao menos o estado onde quer ficar.
      Outra coisa que pode ser interessante é pegar o valor do imóvel e investir em FIIs, afinal, você terá o valor mensal e ainda pulverizará seu dinheiro diminuindo assim o risco :)

      A mobilidade para os jovens adultos como eu é muito importante, porque posso ir para locais com melhor custo de vida ou com mais tranquilidade.... Se é que me entende :)

      Uta!

      Excluir
  4. Nem comprar nem alugar, ir morar com a sogra como eu fiz, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está é louco!!!!
      Uma regra muito básica que eu fiz com minha namorada. Quando casarmos, nunca, absolutamente NUNCA, iremos morar junto com nossos pais, nem os meus nem os dela. Porque você perde totalmente a intimidade de casal, além de ter ambos como fardo na sua vida.
      Se dá certo com você, excelente, mas comigo, sinceramente, o máximo que iria acontecer é morte. hahahahahahha

      Uta!

      Excluir
  5. Fala, Estagiário,

    eu já havia feito um estudo bem detalhado da coisa. Não é tão simples como aparenta.

    http://di-finance.blogspot.com.br/2012/10/imoveis-comprar-alugar-investir.html

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimarcinho,

      Muito boa a sua análise. Quantitativamente falando, realmente não é tão simples.
      O problema é que, a compra da casa própria é algo que vai além do quantitativo. Mesmos sendo uma boa comprar uma casa, não seria tão interessante para pessoas que não param em uma cidade só.
      Imagine um gerente de grande empresa que trabalha numa filial aqui, depois de dois anos é mandado para outra cidade, depois para outro país. Ele terá que ficar comprando e vendendo a casa dele por diversas vezes, neste caso, apesar de quantitativamente falando ser bom a compra, é melhor optar pelo aluguel :)

      Uta!

      Excluir
    2. Com certeza, Estagiário,

      como no seu exemplo, para quem está em constante movimento é melhor alugar mesmo! hehehe

      []s!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta postar coisas sobre este blog.
      Sendo ruim ou boa, aqui, ele não será promovido.

      Uta!

      Excluir