Uma vez estagiário, sempre estagiário.

domingo, 30 de março de 2014

Análise Dos FIIs - Fundo de Fundos

Escrito por with 2 comentários
O primeiro setor onde não temos imóveis de tijolo, mas sim fundos imobiliários e outros recebíveis desta modalidade. Estamos falando dos Fundos de Fundos.

Este setor será o primeiro a ser analisado onde não temos imóveis físicos propriamente ditos, mas sim fundos imobiliários, além de outros papéis como CRI's e afins. Este setor apresenta características interessantes, como a variação dos rendimentos, que são totalmente relacionados com os rendimentos dos outros fundos. Outra característica interessante é que todos os fundos de fundos na verdade são derivativos de derivativos (um fundo imobiliário por si só já é um derivativo de uma coleção de imóveis, por isso que, neste setor, podemos dizer que os papéis são derivativos de derivativos), o que normalmente aumenta o risco contudo aumenta-se também o retorno (na teoria).



Os dados da média deste setor são :

QN/D : 25,00
P/L : 18,25
P/VP : 0,92
Média 12M :  0,64%
DY : 7,64%

O setor é composto por apenas 5 fundos, são eles:

  • BCFF11B
  • BPFF11
  • FIXX11
  • GVFF11
  • JSRE11
Todos os fundos apresentam rendimentos reais, sendo assim não temos nenhum com renda mínima garantida. Todos apresentam ao menos um negócio diário e todos são mensais, sendo assim nenhum deles foi excluído.

Analisando a Média 12M e o DY


Utilizaremos a média do setor para ambos os indicadores.
  • BCFF11B
  • BPFF11
  • FIXX11
  • GVFF11
  • JSRE11
Neste caso iremos retirar da análise três fundos, o FIXX11 (média mensal de 0,55%), o JSRE11 (média mensal de 0,62%) e o GVFF11 (média mensal de 0,49%). Os outros dois fundos possuem média mensal de 0,76%.

Verificando o P/VP


  • BCFF11B
  • BPFF11
Nesta análise o ativo BCFF11B seria retirado, pois apresenta um P/VP maior que a média do setor, que é de 0,92, contudo, apesar de ser maior que a média ainda está abaixo de 1,00 (o P/VP do papel é de 0,95) por este motivo ainda continua sendo um papel interessante. Continuaremos com ele na análise.

Comparando o QN/D e o P/L


Para a análise do QN/D utilizei como valor de corte 20 negociações diárias.
Como os dois ativos apresentam negócios diários acima deste valor (BPFF11 possui 21 QN/D e o BCFF11B 89 QN/D), eles ainda permanecem na análise.
BPFF11 possui um P/L de 15,35 e o BCFF11B está em 9,46. Apesar do primeiro ter um valor um pouco alto de seu P/L a média do setor está acima deste valor, o que mostra que ainda sim está descontado.

Resumo


Os FIIs BPFF11 e BCFF11B foram os escolhidos após a triagem. Eles serão os representantes do setor de fundo de fundos.

Uta!

2 comentários:

  1. BCFF11B - Renda caindo mensalmente. Altíssimas taxas de administração, com micos dentro de sua carteira

    enfim. nao é um bom investimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      A renda de quantos meses está caindo mensalmente ? Lembre-se que o fundo fez diversas subscrições e isso diminui o valor da renda.

      Uta!

      Excluir