Uma vez estagiário, sempre estagiário.

terça-feira, 25 de março de 2014

Analisando FIIs Por Setores

Escrito por with 4 comentários
Esta postagem é a primeira de uma série na qual irei comentar como podemos encontrar os melhores fundos de investimento imobiliários através de uma análise setorial simples e prática, assim como nas ações.

Após o término da série irei criar um índice dos fundos selecionados para que possamos verificar se realmente esta análise tem um bom retorno.

Primeiramente iremos falar sobre os setores dos fundos de investimento imobiliários. Os fundos são divididos em 12 setores, são eles:
  1. Agências
  2. Comerciais
  3. Escritórios
  4. Fundo de Fundos
  5. Hotel
  6. Hospital
  7. Indústria
  8. Logístico
  9. Papel
  10. Residencial
  11. Shopping
  12. Universidade
Os setores, assim como nas ações, apresentam características que se diferem entre si, como quantidade de locatários, quantidade de salas comerciais, tipos de imóveis, tamanho dos imóveis, valor do imóvel, taxa de vacância, se possuem renda mínima garantida, se possuem amortização, enfim, uma série de características que únicas de cada setor.

Apesar de serem diferentes, os setores apresentam alguns indicadores iguais que podemos utilizá-los para comparar os fundos de um mesmo setor, assim podemos encontrar os que possuem melhor performance, contudo, alguns setores apresentam poucos papéis, que podem não serem selecionados e assim fazer com que eles sejam retirados da análise.


Estes são as médias do setores. Aqui estão incluídos todos os fundos, sem exceção.


Já nesta tabela, foram retirados os fundos que não apresentaram transação diária, que possuem renda mínima garantida, os fundos semestrais e os fundos que possuem amortização. Isso nos mostra uma média mais real, onde podemos encontrar fundos que possuem uma constância maior em seus rendimentos, e que podem ser comprados a qualquer hora sem problemas de não haver nenhuma ponta vendedora.

Para filtragem, serão levados em conta os seguintes indicadores:

QN/D - Quantidade de negócios por dia


Este indicador nos mostrará quais são os fundos que possuem pouca liquidez, o que não é interessante para o pequeno investidor, pois em uma compra, seria muito difícil encontrar a ponta vendedora.

P/VP - Relação Preço pelo Valor Patrimonial


Esta relação nos mostra o quanto estamos pagando por aquele determinado patrimônio. No caso de fundos de investimento imobiliários em muitos casos pagamos menos do que o patrimônio, porém a relação pode nos mostrar quais são os papéis que estão sendo cotados com o menor preço em relação ao seu patrimônio.

Média 12M - Média dos rendimentos nos últimos 12 meses


Este indicador irá nos mostrar a média dos rendimentos no último ano. Isso dará uma ideia de quanto iremos ganhar por mês, em relação ao valor aportado.

DY - Dividend Yeld da Média dos rendimentos nos últimos 12 meses


Este indicador é semelhante ao Média 12M, contudo o valor analisado será anual ao invés de mensal.

A partir destes indicadores iremos analisar e encontrar quais são os fundos imobiliários que possuem uma performance melhor em seu setor a fim de transformá-los em uma carteira de fundos para o longo prazo.

Uta!

4 comentários:

  1. Gostei do post, muito bem claro, principalmente para quem como eu ainda está se "encontrando" neste mercado de fundos imobiliários.Será de grande serventia estes posts, por isto felicito o autor pela iniciativa.
    O Tetzner que se cuide, pois este estagiário vai longe! hauahauhaua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Fico contente que tenha gostado da postagem :)
      O Tetzner é outro nível. Ele possui um know how muitíssimo maior que eu na área de Fundos de Investimento Imobiliário :)

      Uta!

      Excluir
  2. Gostei da postagem tbém to me iniciando no ramo dos FIIs, já fiz umas comprinhas esse mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI,

      Os fundos de investimento imobiliários não são muito complicados de serem analisados, é só preciso um pouco de calma e alguns indicadores.

      Uta!

      Excluir