Uma vez estagiário, sempre estagiário.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Analisando Empresas Por Setor

Escrito por with 2 comentários
Após verificar a performance dos setores, que por ser visto aqui, vou mostrar como irei analisar as empresas de cada setor, tentando buscar as que apresentaram melhores performances neste ano de 2013.

A análise será feita utilizando-se os seguintes passos.

Passo 1 - Filtrar as empresas do setor

Primeiramente irei fazer um apanhado geral, verificando quantas empresas fazem parte daquele setor e quantos papéis o constitui, está informação mostrará se existem muitas empresas com estas características.

Passo 2 - Filtrar as empresas lucrativas

Depois de encontrar as empresas do setor, irei analisar somente as empresas que geraram lucro em 2013. Também serão retiradas da análise as empresas que possuem uma dívida maior que o valor patrimonial, pois em tese, são empresas que perderam o controle da dívida ou são muito alavancadas.

Passo 3 - Filtrar as melhores empresas do setor

Este passo só será possível depois que foi feito o apanhado geral das empresas por setor, pois poderemos encontrar as que melhor se destacam utilizando os valores médios dos indicadores, como P/L, Margem Líquida, ROE, DY, Dívida/Patrimônio Líquido, entre outros...

Passo 4 - Filtrar as empresas com liquidez e com Tag Along

Empresa sem líquidez e sem tag along mostram que não estão preocupadas com os pequenos investidores, por este motivo, serão retiradas da análise.

Com apenas estes quatro passos será possível encontrarmos as melhores empresas de cada setor (com exceção do setor "Financeiro e Outros" que tem que ser analisado de maneira diferente).


TROOPERS - FEIGE SAU

Uta!

2 comentários:

  1. Bela forma, Estagiário!

    Frequentemente temos que garimpar o mercado atrás destas pepitas... A cada balanços surge algumas boas surpresas..
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PP,

      Eu acredito que boas empresas são algo fácil de encontrar, basta você dedicar um tempinho para analisá-las.
      Não é necessário meses de estudo ou ser um expert em finanças e economia para encontrar boas empresas, basta você saber como encontrá-las.

      Uta!

      Excluir