Uma vez estagiário, sempre estagiário.

domingo, 27 de outubro de 2013

Plantação - Eucalipto [Parte 01]

Escrito por with 6 comentários
Hoje vamos falar sobre mais um tipo de investimento na área rural, a plantação de eucalipto.

O eucalipto é a árvore mais plantada em todo o Brasil, grande parte do que usamos que possui como matéria-prima madeira, é feito de eucalipto como nossos cadernos, lápis, móveis, lenha para siderurgia, para fogões a lenha, carvão para o churrasco do final de semana, entre outras coisas.

Vamos falar um pouco mais sobre esta madeira.

O Eucalyptus possui mais de 600 espécies diferentes, que são adaptadas para determinados tipos de clima e solo, tendo ainda diferentes funcionalidades. A madeira serve normalmente para lenha, postes, mourões de cerca, construções rurais, produção de madeira serrada, fabricação de painéis, celulose e papel. O eucalipto possui grande taxa de crescimento fazendo com que seu período de corte seja entre 6 a 15 anos de idade, muito abaixo de outros tipos de árvores.

Dentre as mais de 100 espécies de madeiras no Brasil, a que possui maior presença é a E. grandis com 55% da área total plantada. Esta espécie pode aguentar até 3 meses de seca prolongada, porém é sensível a problemas de cancro no tronco. Muito indicada para plantio voltado a mourões e carvão. É a principal fonte de matéria-prima para celulose e papel no estado de São Paulo, menos comumente utilizada na criação de móveis.

Para os produtores, as melhores sementes de eucalipto pode ser encontradas nos Pomares Clonais e Sementes ou nos Pomares de Sementes por Mudas. Caso não seja possível o produtor conseguir sementes destes locais, recomenda-se a compra de sementes de Áreas de Produção de Sementes. No caso do produtor já querer mudas, pode-se recorrer a qualquer viveiro de mudas, normalmente são encontrados no interior dos estados.

O processo de adubagem e calagem é muito variável de acordo com o solo, porém indica-se a utilização de 50g de nitrogênio, 100g de fósforo (P2O5) e até 40g de potássio (K2O) por cada planta, sendo aplicadas em duas etapas, no período de plantio e pós período de chuvas.

Assim como toda planta, o eucalipto sofre com as pragas sendo seu pior vilão as formigas saúva e quenquém. O combate deve ser feito pré plantio e deve sempre verificar se o formigueiro está controlado.

O corte pode ser feito entre os 5 e 20 anos de idade, dependendo do emprego da madeira. Para lenha, carvão e mourões, o corte pode ser feito entre os 5º e 7º anos, para madeira serrada entre os 12º e 20º anos.

Após o corte as cepas normalmente brotam, o que pode facilitar na reutilização para um novo plantio. Para se aproveitar a cepa, é necessário desbastá-la deixando apenas os dois mais vigorosos que estejam em lados opostos.

Na próxima parte iremos falar sobre como podemos plantar eucalipto voltado a mourões e carvão.

Uta!

6 comentários:

  1. Grande Estagiário!

    Conheço uma pessoa que investia em eucalipto, mas nunca entendi como funciona. Vc vai explicar isso?

    Ah! Comentei lá no seu "devaneio" sobre a siesta.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Corey,

      Tentarei explicar como funciona o processo de plantio de eucalipto, acredito que isso já ajudaria a entender melhor o processo de investimento.

      O eucalipto só pode ser pensado como investimento a médio prazo, pois o fluxo de caixa é quase nulo, pois só terá movimentação de dinheiro na hora do corte, que no mais rápido possível é em 5 anos.

      Uta!

      Excluir
  2. Na minha região há uma sede com os eucaliptos... muita gente plantando para o futuro. Tem até uma musiquinha:
    "Vou plantar uns eucalipto que é para ver se eu fico rico e você se apaixonar." nem um pouco interesseira!

    ResponderExcluir
  3. A unica coisa que eu acho q sei sobre eucaliptos é que eles empobrecem o solo de tal forma que dps vc não consegue plantar mais nada..rs

    Bom pelo menos foi isso q eu ouvi dizerem.. vamos acompanhar para saber se é verdade!

    Me add ai no seu blogroll: http://investidormochileiro.blogspot.com.br/

    Abraço,
    IM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo IM,
      Tudo tem um lado bom ou lado ruim. Como ele cresce rápido, ele suga os nutrientes do solo, por isso que a cada plantio você tem que corrigir o solo.

      Tá adicionado.

      Uta!

      Excluir