Uma vez estagiário, sempre estagiário.

sábado, 3 de agosto de 2013

Estagiário Responde 001

Escrito por with 7 comentários
Estou inaugurando esta nova categoria de postagens devido a algumas perguntas que tenho recebido via e-mail e que pode ser de interesse para outras pessoas.

Caso alguém tenha alguma pergunta para fazer, mande um e-mail para estagiarioinvestidor@hotmail.com

Para começar vou utilizar o e-mail de um leitor chamado Tadeu.

Boa Tarde

Estagiário, li bastante no seu blog sobre sua loja virtual, incluindo os comentários do post, também sou leitor do blog do Corey.

Eu já vendi bastante produtos importados pelo Mercado Livre, HD´s portarteis, GPS, celular, maquina digital. Trazidos do paraguay, eu comprava na loja lá no PY pela internet , e tinha uma pessoa que entregava aqui em SP para mim, claro pagava 20% sobre o valor para chegar aqui.

Porém fiquei nessa por 6 meses, não perdi dinheiro, mas também demorou muito para ganhar muito pouco.

Hoje, 2 anos depois, e sem vender nada pela net, gostaria de iniciar uma loja virtual mais séria, mas estou a meses no dilema: O QUE VENDER?

Claro queremos, margem de lucro, giro, impostos baixos na compra e venda, etc. (Muito Fácil !!)rs

Como você já passou desta fase de pesquisar o que vai vender, eu gostaria muito se tivesse alguma dica para me dar, tipo um setor, e também onde encontrar fornecedores.

Desde já, agradeço bastante.
Abraço


Tadeu


------------------------------------------------------------------------------------

Gostei muito da pergunta do Tadeu, pois quando estava pensando em iniciar minha loja virtual também pensava em vender produtos eletrônicos, e depois de muita conversa com amigos e familiares, e muita pesquisa na internet, resolvi mudar completamente o segmento da loja que tem se mostrado muito interessante até o momento.

Olá Tadeu,

O que vender ?

Se você entrar em sites de organizações que falam sobre como iniciar uma empresa de venda de produtos, irá verificar que todas elas tem o mesmo conteúdo para a resposta desta pergunta. Normalmente esses textos possuem algumas dessas frases: "venda algo que você conheça", "inicie o comércio com produtos que você já consome", "comece por coisas comuns que todos compram".
Agora me responda, isso ajuda em alguma coisa ? Ajuda muito, a acabar com oportunidades.

Na minha singela opinião, essas frases acabam com a criatividade da pessoa, e vou lhe dizer o por que ?
Vamos dizer que você é um chefe de construção, isso significa que você não pode aprender sobre finanças e investimentos, e fazer um concurso para gerente de bancos ? Não, então por que você deve se privar somente das coisas que você conhece ? Tudo depende do quão disposto você está para aprender coisas novas.

Poxa estagiário assim você não está ajudando, antes eu pelo menos tinha uma amostra de setores menores que era os que eu sabia, agora você me diz que eu posso vender sacolas plásticas ou trens bala?
Isso mesmo, quero que você saia do cercadinho e pense em tudo que possa vender, porque agora, você poderá enxergar  oportunidades que você nunca pensou que poderiam existir.

Você disse que vendia eletrônicos e tinha uma margem pequena. Você acha que 99% dos vendedores são diferentes? Se você faz tudo igual ao que todos fazem, terá um lucro e uma margem igual, você tem que se diferenciar em algo, se tornar único em um mercado como esses para que você possa ser melhor que os outros, ou, você pode pegar um mercado onde não tenha tanta concorrência e ganhar margens maiores, porém a principio terá problemas em arranjar clientes, pois um mercado inexplorado tende ser mais complicado para se solidificar.

Encontrar um setor saturado é fácil, basta você andar pela rua do comércio da sua cidade ou ainda entrar em algumas lojas virtuais para você ver os produtos mais vendidos. Agora encontrar um mercado inexplorado, isso sim é um desafio, mas deixo aqui uma dica...

Ouça mais, fale menos! Isso mesmo. Quando estiver no café da sua empresa conversando com os colegas de trabalho, quando estiver tomando uma cerveja com os amigos no bar, naquele almoço de família na casa da sua sogra, na fila do banco ou do mercado ou ainda dentro do ônibus, escute as pessoas, você irá perceber que em algum momento, você irá ouvir sobre um produto que alguém tentou comprar e não encontrou em nenhum lugar, esse será o ponto de início da sua pesquisa, ou também algo que você está querendo comprar e até agora não encontrou, este é mais difícil, pois nosso cérebro faz algumas pegadinhas conosco.

Duvida ? Então faça essa pergunta para seus parentes e amigos:
Tem alguma coisa que você queira comprar que você não está achando ?
E você irá perceber quantos mercados inexplorados ou pequenos você pode achar.

Encontrar os fornecedores é fácil, assim que você encontrar o produtos, pesquise quem fabrica e entre em contato.

Espero ter ajudado.
Uta!

Essa é a dica que dou para todos aqueles que estão pensando em abrir uma loja virtual e não sabem o que vender... Se você não tem a miníma ideia do que comercializar, porque se privar somente daquilo que você sabe ? Por que não aprender algo novo, sobre algum produto que poucos conhecem mas que pode vir a ser um produto revolucionário, ou ainda, um produto que todos irão utiliza ? Quem é o pioneiro sempre terá vantagem se comparado aos novos vendedores.

Deixo vocês agora com a banda United Bastards, com a música Anders Als Der Rest.

Uta!

7 comentários:

  1. Pergunta excelente e resposta do mesmo nível. Parabéns estagiário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua ideia, qual seria o investimento de se montar uma loja virtual ? ja pensei em montar algo, mas tenho um pouco de receio rsrsrs abraço aprendiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado aprendiz,
      Olha, isso é realmente uma coisa muito difícil de se dizer, e vou mostrar o porque...

      Se você pegar uma loja padrão de um site qualquer, você não precisará pagar nada por uma hospedagem ou domínio, mas também ficará engessado a loja.

      Se você pegar um CMS como um Magento ou Prestashop da vida, você precisará de uma hospedagem, um domínio, e noções básicas de programação para customizar sua loja.

      Agora, se você quiser fazer uma loja com a sua cara, então você precisará de noções avançadas de programação, ou contratar uma empresa para que faça a loja para você.

      Também tem a questão do estoque mínimo, e que depende muito do que você vai vender...

      No final, a loja pode custar para você o seguinte...

      No mínimo:
      Investimento = ValorDoEstoqueMinimo

      No máximo:
      Investimento = ValorDoEstoqueMinimo + Hospedagem + Domínimo + Consultoria

      Uta!

      Excluir
  3. Estagiário, demais!

    Estou querendo me aventurar também por aí, amigo...
    Vamos ver aonde consigo chegar com minha ideia!

    Seu post serviu apenas para aguçar um pouco mais minhas ideias... hehe

    Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PP,

      A loja virtual é muito interessante para o pequeno empreendedor, porém já digo de passagem, pesquise, leia e faça um projeto da sua loja, para não se endividar ou ter problemas de gerenciamento inicial.

      UTa!

      Excluir
    2. Estagiário,

      Você fez plano de negócios ou coisa do tipo?

      Excluir