Uma vez estagiário, sempre estagiário.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Analisando Balanços [Parte 02]

Escrito por with 14 comentários
Caso não tenha acompanhado a primeira parte, veja aqui.

E ai, o que acham desta empresa ?

O ativo circulante está estável, com uma boa quantia de dinheiro em aplicações financeiras de curto prazo, possui o ativo imobilizado controlado e o intangível com boa participação. O passivo também está estabilizado, demonstrando que a empresa é boa... será ? Vamos ver o resumo.

O patrimônio líquido está positivo, o que significa que ela não está ruim das pernas e muito menos é uma empresa em pré-produção, as reservas de capital estão caindo, o que significa que está sendo retirado dinheiro do colchão de segurança, os prejuízos acumulados assustam, chegando a mais de um bilhão e duzentos milhões de reais. Ou seja, a empresa não está dando lucro mas sim prejuízo. Será mesmo ? Vamos conferir no demonstrativo de resultados.


Como podemos analisar anteriormente a empresa está dando prejuízos enormes. Em vários trimestres o lucro líquido está negativo, o que sugere que ela não está conseguindo nem criar lucro com as vendas e serviços. Possui despesas altíssimas com vendas e administrativo. O último trimestre com lucro foi o último trimestre de 2011. Podemos dizer que essa empresa não é uma empresa muito indicada para investirmos, afinal, empresa boa é empresa que gera lucro, entre dar prejuízo e não investir, a segunda opção sempre é a melhor.

Vamos fazer mais uma análise.


E esta empresa ? Será que ela é melhor do que a primeira ?

Vamos analisar. O ativo está em constante crescimento, o que significa que está entrando dinheiro por algum lugar. As aplicações financeiras estão crescentes, assim como as contas a receber. Temos pouco dinheiro em investimentos, mas muito dinheiro imobilizado e ativo intangível em crescimento. É uma empresa que utiliza maquinários grandes e não precisa de muito investimento. O passivo acompanha o crescimento do ativo, não é o melhor resultado, mas as contas acompanham os ganhos. Possuí uma reserva de lucro constante ou crescente dependendo do período analisado, e o patrimônio líquido está crescente.

Tudo está dando a entender que a empresa está em crescimento. Será mesmo ? Vamos analisar o demonstrativo de resultados.


A receita está crescente assim como o lucro bruto. Isso significa que não está tendo perdas com os custos de venda e serviços. O Ebitda está crescente e o lucro bruto também. Ou seja, está é uma empresa que está aumentando cada vez mais seus lucros. Parece ser uma boa pedida para investirmos.

Se você concordam com a análise, vocês acabaram de dizer que a GOL é uma empresa ruim e a Marcopolo uma empresa boa.

Mas é realmente necessário fazer a análise da balanços com todas as empresas, ou ainda analisar todas as informações contidas neste documento? Sinceramente? Nunca fiz isso e não desejo fazer. A alguns posts atrás eu falei sobre como eu filtrei 20 ações para investir (Parte 01Parte 02Parte 03Parte 04 e Parte 05), simplesmente analisando alguns múltiplos, margens, ROE e lucros de determinados setores. Acredito que análise de balanços é muito interessante para aprendizado e para separar as empresas boas das excelentes, funcionando como mais um filtro. No entanto, acredito que não há a necessidade de se observar todas as informações. Os dados compilados como Passivo Total, Ativo Total, Investimentos, Imobilizado, Intangível, Reservas de Capital e Lucros e Prejuízos Acumulados são suficientes para uma boa análise. Com essas informações vemos se as contas estão acompanhando os ganhos, e qual o estilo da empresa, se ela investe muito, ou se tem muito dinheiro em construções e equipamentos. Já o demonstrativo de resultados é mais interessante e fácil de se fazer uma análise. Primeiramente batemos o olho no lucro/prejuízo do período, para vermos se a empresa dá lucro ou prejuízo, ou se ela é uma empresa cíclica. Depois disso, olhar o Ebitda para comparar empresas de setores diferentes, a receita e o lucro bruto são o suficientes para saber se é uma boa escolha ou não. Acompanhar os números da empresa é interessante para não ser surpreendido, então uma olhada trimestralmente nos balanços das empresas em carteira acredito ser o suficiente.

14 comentários:

  1. Mto bom o post... tmb acho chato ler balanços exaustivamente, apesar de ser muito importante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ler os balanços todas as empresas perda de tempo.
      Acho que os balanços podem ser utilizados para ajudar a escolher empresas excelentes, pois a quantidade de informações detalhadas é grande, o pequeno investidor não precisa de todas elas para fazer uma análise geral.

      Uta!

      Excluir
  2. Fala, Estagiário,

    outra coisa importante a se notar é o Fluxo de Caixa.

    Com ele fica mais fácil visualizar se os resultados decorrentes da empresa estão vindo de eficiência operacional ou apenas resultados financeiros ou outras coisas mirabolantes q podem ser feitas!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrando dimarcinho,

      O Fluxo de Caixa é uma importante informação.

      UTa!

      Excluir
  3. Fala Estagiário. Adoro ler Balanços! hahaha
    Note que a Dívida Bruta da primeira empresa está estratosférica! Não tem como ficar bem das pernas com uma dívida deste tamanho...
    Ótimo post, muito esclarecedor.

    Aguardo sua visita e se possível, me adicione ao seu blogroll? Já está adicionado no meu! Abraços!
    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça Pobre Poupador,

      Gosto de analisar Demonstrativos de Resultados, isso sim é informação pertinente para mim, os balanços não agregam muito valor ao meu ver.

      Irei fazer uma visita. Já está na minha blogroll

      UTa!

      Excluir
  4. Também gosto dos balanços, mas ler diversos fica chato.
    Pra facilitar desenvolvi uma planilha que pega os balanços do fundamentus e já me gera todos os indicadores que gosto de ver.
    O chato é que os balanços de bancos e serviços financeiros não seguem o padrão do restante das empresas, assim tenho que adaptar as planilhas.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente VMSC,

      Ler os balanços das empresas que você tem em carteira e algumas que você acredita ser boas empresas acho bom, mas qualquer coisa além disso acho que não é muito interessante não.

      Para mim as melhores informações já estão compiladas em sites de nome como Fundamentus e no site do Bastter.

      UTa!

      Excluir
  5. Hey you
    Apareceu no meu reader 4 posts de cerveja,mas a pagina é inexistente, onde dou pitaco sobre elas?
    :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra,

      Está sumida hein!
      Elas irão aparecer juntamente com as outras. Programei para todas aparecerem no sábado meia noite. Das que apareceram qual você aprecia ?

      Uta!

      Excluir
    2. Sumi nada, ate te mandei um mail :P
      Na verdade estou dedicando 100% do meu tempo a leitura e pedaladas, resolvi estudar sobre adolescencia e me preparar p o que vem pela frente kk
      Então, deixa entrar os posts que eu palpito, a Guinnes eu não gosto, sei la pq, o sabor me enjoa, acho que é o toque de café dela.
      E beber cerveja de alta carbonatação na lata ou garrafa? Só se vc quiser ter espuma saindo pelo nariz rsrs
      Bjs

      Excluir
    3. Hahahaha. Nem tinha visto. Já respondi o email. xD

      Leituras sobre adolescência... Essa eu quero ver! Hahahahaha.

      A Guinness eu gosto, mas com pouca espuma, mas ela realmente é forte de gosto.

      Boa sorte ai nas leituras.

      Uta!

      Excluir
    4. Não sou fã de Stout, mas conheço gente apaixonada.

      Prefiro as Weiss e Red Irish.

      []s!

      Excluir
    5. Adoro red, weiss enjoei um pouco, curto stout mas não a guinnes, alias a melhor stout que provei até o momento foi a Oyster (estranho isso kkk)
      bjs
      Lu

      Excluir