Uma vez estagiário, sempre estagiário.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As Corretoras

Escrito por with 6 comentários
Atenção! Este post mostra a minha opinião sobre minhas escolhas, em nenhum momento estou dizendo para você fazer a mesma coisa que eu, e que o que eu estou fazendo é a melhor coisa!

Como foi falado no post anterior, neste post vou abordar as três principais corretoras que eu fiquei interessado:
Socopa, Tov e Planner.
O motivo pela qual fiquei interessado a primeiro momento pela Tov e pela Planner é que ambas tem escritórios aqui na minha cidade. Por este fato, deu a elas uma credibilidade maior a primeiro momento.
Já a Socopa foi uma das que eu encontrei na internet procurando pelas melhores corretoras.

Antes de mais nada vou dar um parecer sobre os corretores na qual tive a oportunidade de conversar.

Na Planner, tive o prazer de conversar com o Thiago, um dos corretores mais novos de lá. Ele foi muito atencioso, e me mostrou alguns fundos de investimentos que eles tinham, também me mostrou o Home Broker da empresa e um local lá mesmo no escritório onde eu poderia fazer minhas compras e vendas no mercado à vista, e em derivativos, já que o Home Broker não me permitia isso. No entanto o que pecou foi na falta de informação sobre como eles me auxiliariam sobre quais seriam os melhores papéis para comprar, ou seja, quais informações eles me dariam dizendo que aquele papel que eu iria comprar era o melhor.

Já na Tov pude conversar pessoalmente com o corretor Marcus Viniciuis, que não só me mostrou o Home Broker, como também mostrou todos os dados na qual ele se baseia para dar ao cliente a melhor opção dos papeis a se comprar. Também me explicou na época sobre mercado de opções, com uma simplicidade inimaginável. Também foi super atencioso, e me mostrou vários jeitos de se investir em ações, como mercado de opções, a termo, commodities e afins. Não mostrou nenhum fundo de investimento o que gostei muito, já que ele não tentou "vender" nenhum serviço deste tipo para mim. Simples, prático e totalmente transparente em suas respostas as minhas perguntas.

Na Socopa, não tive a oportunidade de conversar com algum corretor, no entanto, gostei muito do site deles, que é leve, e tem todas as informações na qual preciso. Além de uma linguagem simples.

Bom vamos então aos valores:
Basicamente existem três valores que me fizeram escolher a corretora na qual vou ser cliente. São eles:

  1. Corretagem
  2. Custódia
  3. Custos com Tesouro Direto
Custos Planner (As informações sobre o home broker estão fora do ar hoje (04/01/2012), então peguei os valores da mesa de operações).

CORRETAGEM:

Como podemos observar nos três links acima, temos a seguinte configuração de preços:

Tov:

Planner:

Socopa:

Analisando que eu vou trabalhar com valores de em média R$500,00. Neste caso, a Tov tem a melhor corretagem, seguida pela Socopa e depois a Planner.

CUSTÓDIA:

Tov: R$15,00 por mês.
Planner: R$13,80 por mês.
Socopa: R$0,00 ou R$10,00 por mês. (Caso faça uma compra no mercado à vista no mês ou caso não faça)

Na custódia também a melhor entre as três, fica com a Socopa, que mesmo não fazendo nenhuma compra no mercado de ações à vista, ela ainda é a corretora que cobra menos custódia.

CUSTOS COM TESOURO DIRETO:


Como podemos ver no link acima, disponibilizado pelo site do Tesouro Direto, temos os seguintes custos:

Tov: 1,00%
Planner: 0,20% 
Socopa: 0,00%

Como podemos ver, a Socopa também ganha com relação a tesouro direto.

Conclusão:

A Planner é uma boa corretora, onde se tem muitos fundos de investimentos ótimos, com preços na média das outras corretoras.
A Tov, tem o custo de corretagem mais baixo entre as três no home broker, no entanto, ela ainda perde se comparado a taxa de custódia e aos custos com o tesouro direto.
A Socopa, foi a que ficou melhor colocada dentre as três. Foi a segunda melhor em custos de corretagem com o Home Broker, e a primeira entre os custos de custódia e tesouro direto.

Enfim, primeiramente estou dando prioridade a custos, pois como vou começar investindo um pouco a cada mês, vou tentar minimizar os custos a fim de conseguir investir o máximo possível.

6 comentários:

  1. muito legal voce compartilhar seus primeiros passos nos investimentos, ja add vc nos favoritos para podermos trocar ideias.
    Boa sorte e grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu HS.
    Seu blog também já está nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  3. Estagiário, sugiro olhar a MyCap (Corretagem R$ 5,00 Custódia R$ 0,00, INDEPENDENTEMENTE de operar ou não no mês). O atendimento deles é mttt bom. É a que eu opero.

    Tem a Mirae, que a corretagem é de R$ 2,90 e tem uma custódia de 6,90 se não fizer operação e de 3,90 se fizer... não sei informar a respeito do atendimento deles.

    Sugiro, ainda, que não necessariamente tem que ser a msm corretora para vc fazer todas as operações. Vc pode escolher uma q seja melhor para tesouro direto e outra q seja melhor para comprar ações...

    Abração.
    Vou add vc nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Olá investidor,
    Nunca ouvi falar sobre a Mycap e a Mirae.
    Bom, vou verificar a dica, mas já fiz a minha conta na Socopa.
    Mesmo assim obrigado pela dica.
    Sobre fazer ter N contas em várias corretoras, sou simplista, procuro a melhor entre todas as modalidades, caso seja moderada em alguma, não há problema já que na média ela se sai melhor.
    Enfim, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Estagiário boa noite,

    Estou começando a investir,(na verdade ainda estou procurando corretora e me informando), seu Blog esta show de bola e você parece um cara bastante centrado e focado, vou seguir seus comentários e analisar suas dicas.

    Parabéns pelos textos.

    OBSUI(Também já fui estagiário, já fui contratado, mas estagiário é igual Exército, se foi uma vez sempre será).


    Abraços.


    Ex-estagiário

    ResponderExcluir
  6. Olá Ex-estagiário,
    Obrigado pelos elogios, e que bom que gostou dos meus posts.
    Sugiro que como você está começando, procure ler um dos livros que eu citei nos outros posts, abre a sua mente com relação a investimentos.

    Sobre as corretoras... lembre-se que não existem somente essas citadas, procure saber sobre outras no site da Bovespa.

    Com certeza, uma vez estagiário, sempre será

    Abraços e Prosperidade a nós.

    ResponderExcluir